Quando se vive em família, a rotina alimentar tende a mesma para todo mundo. Começar uma dieta sozinha nesse panorama é um desafio. Dependendo da maneira como a dieta é recebida pela família, a decisão dá lugar a um verdadeiro pesadelo, e logo se pensa em jogar tudo para o alto e desistir. Senão houver apoio, apenas críticas e piadinhas, as chances de desistência são maiores”, diz Aline Coelho, Nutricionista Clínica e Coach de Emagrecimento especializada em Terapia Nutricional.
Quer vencer essa batalha? Fique atenta às dicas
Mude sua mente
“Toda mudança começa pela transformação da nossa mente. Para manter o foco, você tem que saber o que precisa mudar em relação aos seus comportamentos alimentares (converse com sua nutricionista para te ajudar nisso), e de repente, até anotar e colocar em um lugar visível (como a porta da geladeira) para lembrar sempre. É importante ressaltar que a mente dos seus parentes continuará igual, então eles podem tecer comentários que vão de encontro com seus novos hábitos, mas não se deixe abalar, você não está fazendo nada de errado”, destaca a profissional.
Defina e cumpra suas metas
Para ter foco na dieta é importante sempre trabalhar com objetivos claros (emagrecer 8 quilos em 2 meses, por exemplo), pois isso ajuda você a se orientar, fazer o certo e não se desviar. Mais uma vez, a ajuda profissional é fundamental no desenho dessas metas. Para conquistar esse apoio dos demais, leve alguém na consulta com você, marido ou filho, e tenha uma conversa com todos, explicando que vai entrar em uma nova fase e precisa do carinho e compreensão deles, pois é tudo pela sua saúde“, orienta a coach.
Fique de olho nas desculpas
A autossabotagem é um dos inimigos mais poderosos e próximos que se pode ter. Durante uma refeição em família, não se deixe levar pelo prato calórico que os demais estão comendo (e que você adora). Tome cuidado com pensamentos do tipo “vou provar só um pouquinho”, “só este final de semana”, “hoje é a última vez”, e por aí vai. Segundo Aline, “estes são exemplos de desculpas muito comuns que também fazem com que se perca completamente o foco na dieta. É autossabotagem pura, pois a maior prejudicada sempre é você“.
Mantenha-se motivada
Como já foi dito antes, por imaturidade ou mesmo intimidade, podem sim surgir brincadeirinhas por conta de seus novos hábitos. “‘Mãe, essa comida tá ótima, só falta sabor’, ‘amor, pra que emagrecer, gosto de você assim’, etc. Podem parecer bobas, mas possuem impacto, sim. Mais uma vez tenha em mente que nenhum deles pode perder peso por você e ao se sentir desmotivada, pergunte a si mesma: de zero a dez, quanto emagrecer é importante para mim? Por que quero emagrecer? Imagine como vai se sentir ao atingir a sua meta de peso. Pense sempre em todos os hábitos saudáveis que já conquistou! Por exemplo, se sentir mais disposta, notar que tem peças de roupa que já vestem melhor, sentir-se bem por estar honrando esse compromisso consigo mesma. Se achar necessário, peça que parem, deixe claro que não estão ajudando”, recomenda a especialista.
Evite adotar uma postura radical
De acordo com a nutricionista, encarar a dieta como algo restritivo, aumenta as chances de frustrações. “Isso pode gerar um sentimento negativo em você e nos seus parentes. A mesa da família brasileira é farta e animada, então, não é preciso recusar convites ou deixar de comer aquilo que gosta. Dentro de um cardápio saudável há espaço para todos os alimentos. Alguns precisam ser consumidos com maior frequência, outros somente de vez em quando. Manter o foco na dieta é determinante para evoluir na perda de peso, contudo, não pode ser o motivo para se declarar guerra à comida”, lembra a nutricoach.
Dicas extras
– Explique, de modo leve e bem descontraído, os benefícios do que está comendo para todos;
– Convide os pequenos (ou grandinhos) para prepararem algumas refeições com você;
– Peça, com carinho e sem pressão, a eles que provem sua comida, quem sabe não gostam?
– Compartilhe suas conquistas! Mostre o que tem mudado e como você está feliz com isso!
– Tente preparar versões mais saudáveis dos pratos que vocês gostam. Pode ser mudando o sal, acrescentando legumes e verduras, vá introduzindo esses novos sabores aos poucos.