Garota de 16 anos cria bioplástico feito com casca de banana

0
344

Uma garota de 16 anos chegou à final do concursoGoogle Science Fair com um projeto ambicioso. A turca Elif Bilgin disputa o título na categoria com jovens com idade entre 15 e 16 anos por criar um bioplástico, feito com cascas de banana, que pode substituir o plástico feito com o petróleo.

Caso vença a premiação, ela poderá levar para casa US$ 50 mil. Entretanto ela já é vencedora de outro concurso, o “Ciência em Ação”, da Scientific American, que busca “projetos com contribuição prática abordando um desafio social, ambiental ou de saúde”. Com a conquista, ganhou outros US$ 50 mil.

Segundo ela, a escolha da casca de banana para a criação de seu bioplástico é que a fruta tem amido, matéria-prima básica do produto. Além disso, a banana é abundante, o processo não agride o meio-ambiente e, além de tudo, é mais barato. Ela prevê que seu bioplástico poderia ser utilizado em próteses cosméticas ou como forma de isolamento de cabos elétricos.

Bilgin diz que foram necessárias oito tentativas falhas necessárias antes da primeira formação bem sucedida de plástico. Entretanto, nas tentativas 9 e 10, o plástico rapidamente se decompôs. Nas duas seguintes, no entanto, obteve sucesso.