Interessados devem acessar portal da FGV, ligar no 156 ou ir ao Na Hora. Pleito ocorre no domingo, e os 40 selecionados atuarão até 2019.
governo do Distrito Federal liberou os endereços dos locais de votação para a escolha dos 200 novos conselheiros tutelares, que acontece no domingo (4) (consulte). Interessados devem acessar o portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ligar para o telefone 156 ou ir a um dos postos do Na Hora. O pleito ocorre entre 9h e 17h, e os selecionados exercerão o cargo entre 2016 e 2019.
O concurso havia sido suspenso em setembro pela 2ª Vara da Fazenda Pública, após mandado de segurança impetrado por um candidato que teve o registro para a concorrência negado por falta de apresentação de documentos. A liminar foi derrubada no dia 25. De acordo com o governo, 1,8 mil pessoas tiveram candidatura indeferida na capital do país – 24,6% dos concorrentes. Conselheiros que buscam se reeleger também estariam nessa situação.
A escolha dos conselheiros tutelares é dividida em duas etapas. A primeira é o processo seletivo, com prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório. A segunda é a eleição, prevista para 4 de outubro, primeiro domingo do mês. O teste específico aconteceu em 5 de junho. Ao todo existem 40 conselhos, e os salários são de R$ 4,8 mil.
Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os conselhos tutelares são responsáveis por zelar pelos direitos de menores de idade. Qualquer pessoa com mais de 16 anos poderá votar.