20.5 C
Brasília
quinta-feira, 14/11/24
HomeBrasíliaGDF reinaugura Portal da Transparência e disponibiliza valor arrecadado com multas

GDF reinaugura Portal da Transparência e disponibiliza valor arrecadado com multas

Novo espaço também permite que usuários opinem sobre a gestão. A partir desta sexta, painéis da rodoviária informação sobre contas públicas.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, reinaugurou na manhã desta sexta-feira (9) o Portal da Transparência, que passa a trazer informações sobre o quanto se arrecada com multas de trânsito e o valor repassado aos órgãos públicos, incluindo escolas e hospitais. Além disso, a população poderá registrar a opinião dela sobre a gestão.

O lançamento da nova página coincidiu com o Dia Internacional de Combate à Corrupção. O portal já permitia acesso aos os gastos do Executivo local. A partir de agora, a prestação de contas também será divulgada nos painéis em que aparecem os itinerários, linhas e horários de ônibus na Rodoviária do Plano Piloto.

“Não existe um dinheiro público, existe um dinheiro que é arrecadado com o conjunto da sociedade. É da maior importância saber quanto o governo gasta om pessoal, quanto tem para investir e quanto gasta no custeio da máquina. Como é a composição do orçamento e quais são as prioridades dele. Se não tornamos ele compreensível, poucas pessoas definirão o destino dos recursos de muitas. A transparência é um instrumento muito grande de combate à corrupção”, disse o governador.

De acordo com o governo, nos últimos dois anos foram feitos 9.107 pedidos diversos de acesso à informação à Controladoria-Geral do DF. Ao todo, 96,5% deles foram atendidos. As demais solicitações não puderam ser atendidas por causas diversas, como pedidos enviados de forma incorreta ou solicitações de informações pessoais.

A consulta mais detalhada é a de despesas. No espaço, são informados gastos com salários de servidores, repasses às empresas do transporte coletivo pelo Passe Livre Estudantil e aquisição de medicamentos, por exemplo. O espaço também mostra quais credores receberam repasses do governo.

Mais acessados