19.5 C
Brasília
sexta-feira, 15/11/24
HomeMundoGeneral dos EUA chama China de 'problema global' e diz ter 'vantagem...

General dos EUA chama China de ‘problema global’ e diz ter ‘vantagem assimétrica’ sobre o país

O general Glen D. VanHerck disse em seu discurso no Fórum de Segurança em Aspen que deve haver cooperação global para abordar plenamente a segurança internacional contra a ameaça da China.

© AP Photo / Mark Schiefelbein
O chefe do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) e do Comando Norte dos Estados Unidos, o general Glen D. VanHerck, afirmou na quinta-feira (21) que não há mais “problemas regionais” e chamou a China de “problema global”.
Além disso, o militar revelou que os EUA estão “todos os dias” sob ataque no espaço informacional.
Além disso, o militar revelou que os EUA estão “todos os dias” sob ataque no espaço informacional.
“Não há mais problemas regionais. A China é um problema global hoje e precisamos colaborar globalmente para abordar de forma plena a segurança internacional”, disse VanHerck.
Por outro lado, o general dos EUA observou que Washington tem uma “vantagem assimétrica” sobre a China, que é a rede de aliados norte-americana. Falando tanto da Rússia como da China, VanHerck notou que ambas as nações não têm essa rede.
Os comentários de VanHerck contra a China ocorreram depois de o embaixador chinês nos EUA expressar o descontentamento com Washington.
Na quarta-feira (20), no mesmo fórum, Qin Gang acusou os EUA de minarem a política de Uma Só China com o fornecimento de apoio a Taiwan. Qin Gang exortou os EUA a “honrarem” seus compromissos com ações e implementarem totalmente a política de Uma Só China.
O diplomata chinês também disse que a adesão dos EUA à política é a única maneira de Taiwan e a China terem uma “reunificação pacífica”.
Pequim considera Taiwan parte inalienável de seu território soberano e se opõe a quaisquer contatos oficiais entre a ilha e outros países. Enquanto isso, os EUA apoiam as forças pró-independentistas em Taiwan e vendem armas à ilha.

Mais acessados