27.5 C
Brasília
domingo, 28/04/24
HomeBrasíliaGestantes de baixa renda do DF têm direito a repelente gratuito; veja...

Gestantes de baixa renda do DF têm direito a repelente gratuito; veja onde buscar

Frascos de 100 ml estão disponíveis em postos de saúde, UPAs e hospitais; cada mulher pode pegar até dois, por vez. Proteção contra o Aedes evita vírus da zika e microcefalia.

Gestantes de baixa renda e inscritas em programas de transferência de renda do Distrito Federal podem obter, gratuitamente, frascos de repelentes oferecidos pelo governo federal. Os sprays ajudam a espantar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre amarela, da chikungunya e do vírus da zika – este último, relacionado a casos de microcefalia em bebês.

Segundo a Secretaria de Saúde, até esta quarta (5) havia 25,4 mil frascos de 100 ml disponíveis para entrega. Cada mãe pode pegar até duas embalagens por vez, em unidades de saúde espalhadas por todo o DF (veja a lista no fim desta reportagem).

A iniciativa é custeada pelos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, e não gera impacto nos cofres públicos do DF. De acordo com a Secretaria de Saúde, três remessas do produto já foram recebidas, e há previsão de reposição do estoque em até 60 dias.

“O objetivo é que este benefício alcance todas as gestantes do DF, para que fiquem menos expostas aos riscos oferecidos pelo mosquito Aedes aegypti”, diz o gerente de Apoio Institucional à Atenção Primária, Murillo Nunes, em material divulgado pelo governo.

Em uma busca rápida na web, os frascos de 100 ml de repelente “comercial” aparecem com preços entre R$ 10 e R$ 25. Para ter acesso ao benefício, é preciso apresentar o número do Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais (CadÚnico) ou algum outro comprovante de acesso às iniciativas de transferência de renda.

Menor incidência

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF, os casos de dengue registrados no primeiro trimestre deste ano diminuíram 92,7% em comparação com o mesmo período de 2016. Foram notificados 849 casos prováveis entre 1º de janeiro e 3 de abril. No ano passado, os casos chegaram a 11.776. Entre os moradores das regiões administrativas, a queda foi um pouco menor, mas ainda expressiva, de 87,7%.

Saiba onde buscar os frascos gratuitos de repelente, de acordo com cada regional de saúde do DF:

Região Centro-Norte (Asa Norte, Cruzeiro e Lago Norte):

  • Centro de Saúde nº 16, no Varjão;
  • Centro de Saúde nº 14, no Cruzeiro Velho;
  • Unidade Básica de Saúde nº 13, na Asa Norte, e
  • Unidade Básica de Saúde nº 15, na Vila Planalto.

Região Centro-Sul (Asa Sul, Guará, Lago Sul, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II e Park Way):

  • Centro de Saúde nº 1, do Núcleo Bandeirante;
  • Unidade Básica de Saúde nº 4, da Estrutural, e
  • Unidade Básica de Saúde nº 1, do Guará I.

Nas demais regiões administrativas, segundo a Secretaria de Saúde, todas as unidades da rede têm estoque de repelente.

Mais acessados