Ao todo, 396 linhas passarão a ser administradas pelo Executivo local; segundo governo, não haverá mudanças até nova licitação. Passageiros reclamam de ônibus lotados, passagem cara e transporte pirata.
A partir desta quinta-feira (8), o governo do Distrito Federal assume a gestão e a fiscalização do transporte rodoviário de passageiros entre a capital e 11 cidades do Entorno. Ao todo, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) se torna a responsável por 396 linhas de ônibus, que ligam Brasília aos municípios goianos.
O anúncio da mudança foi feito no início do ano. Com a medida, o governo local passa a ser responsável pelos ônibus que circulam entre o DF e as seguintes cidades:
- Águas Lindas de Goiás
- Cidade Ocidental
- Formosa
- Girassol
- Luziânia
- Mansões Marajó (Cristalina)
- Monte Alto (Padre Bernardo)
- Novo Gama
- Planaltina de Goiás
- Santo Antônio do Descoberto
- ]Valparaíso de Goiás
Passageiros que usam o sistema diariamente reclamam de ônibus lotados, passagem cara e transporte pirata (veja mais abaixo). Questionada pela TV Globo sobre quais medidas serão tomadas para melhorar a situação, a Semob não respondeu.
Após a publicação desta reportagem, a pasta informou, no site, que “fará o planejamento das linhas e dará início à elaboração do novo Plano de Outorgas”. No entanto, até que seja feita uma nova licitação, “as linhas e horários de ônibus permanecem os mesmos, bem como o transporte realizado pelas atuais empresas autorizadas”.
Segundo a Semob, não haverá integração tarifária entre os sistemas de transporte do DF e Goiás. “O estudante que mora em município fora do DF não goza de isenção tarifária, portanto, não poderá utilizar o cartão do passe livre nos ônibus do Entorno”, destaca a pasta.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, afirma que a integração do semiurbano com o sistema de transporte do Distrito Federal vai reduzir o tempo de viagem.
“Algumas linhas do semiurbano já foram autorizadas a transitar pelas faixas exclusivas e no corredor do BRT. Além disso, a Semob já estendeu algumas linhas que antes só atendiam o DF para que atendam também as cidades goianas próximas da fronteira.”
Transferência
A mudança foi oficializada no Diário Oficial da União de 16 de junho, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Por nota, a ANTT informou que, ao longo do último mês, um grupo do órgão participou do processo de transição, para “transferir dados, documentos, processos e informações”.
De acordo com a agência, a próxima etapa é de responsabilidade da Semob, que deve “elaborar estudos e minutas para fazer uma licitação integrada do Semiurbano com o Sistema Urbano do DF”.
Ônibus lotados, passagem cara e transporte pirata
Transporte pirata em Valparaíso (GO) — Foto: TV Globo / Reprodução.
Enquanto isso, passageiros cobram melhorias e reclamam de ônibus lotados, do preço das passagens e do transporte pirata. Com a mudança de gestão, a promessa é melhorar as condições dos passageiros que usam transporte público no Entorno. Na manhã desta quinta-feira, mesmo em meio à pandemia, a TV Globo flagrou ônibus lotados na região de Valparaíso.
Os passageiros ainda reclamam do preço da passagem, que aumentou em fevereiro deste ano. Ela vai de R$ 4 para ônibus circulares, a R$7,80, de Águas Lindas de Goiás para Brasília. Veja abaixo os preços das passagens entre algumas cidades:
- Cidade Ocidental (GO) – Brasília (DF): R$ 6
- Valparaíso (GO) – Brasília (DF): R$ 5,40
- Valparaíso/ Céu Azul (GO) – Taguatinga (DF): R$ 6,25
- Águas Lindas (GO) – Brasília (DF): R$ 7,80
Além disso, registros de transporte pirata são frequentes. Segundo a ANTT, em 2020 foram emitidos 521 autos de infração para veículos que faziam o tráfego clandestino de passageiros entre Brasília e os municípios. Em 2021, já são 51 infrações.