27.5 C
Brasília
segunda-feira, 21/04/25
HomeBrasíliahábitos que atrasam o desenvolvimento do bebê na gestação e após o...

hábitos que atrasam o desenvolvimento do bebê na gestação e após o parto

637266234-Zinkevych

Para ter uma gestação tranquila e um bebê que cresça forte e saudável, você, mamãe, precisa tomar alguns cuidados, COMO MUDAR HÁBITOS QUE TALVEZ VENHAM DE ANTES DA GRAVIDEZ, mas que agora são bem perigosos para o desenvolvimento da criança desde os primeiros meses de gestação. Saiba quais são e livre-se deles já!

Foto: Highwaystarz-Phot/istock

TABAGISMO

Se fumar já não é recomendado para qualquer pessoa que seja, imagina para uma mulher gestante, que carrega a responsabilidade de gerar uma nova vida. “A nicotina e o monóxido de carbono presentes no cigarro alteram a circulação de oxigênio e nutrientes GERANDO BEBÊS COM RESTRIÇÃO DE CRESCIMENTO (pequenos para a idade gestacional), REDUÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DO FETO E DEPENDÊNCIA QUÍMICA DA NICOTINA COM RISCO ATÉ DE CONVULSÕES AO NASCER”, explica o GINECOLOGISTA E OBSTETRA DR. GUSTAVO VENTURA.

Foto: ElNariz/istock

ETILISMO

As bebidas alcoólicas também estão completamente fora de cogitação. Parece básico saber disso, não é? Mas muitas mães ainda acham que um drinque mais docinho, uma cerveja só ou uma tacinha de vinho não fazem mal algum. Ledo engano! “Dependendo da fase da gravidez e também da quantidade de álcool ingerido, os prejuízos causados no feto pelo álcool PODEM CAUSAR PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, FALTA DE CRESCIMENTO, ROSTO DESFIGURADO E RETARDO MENTAL. Não existe quantidade liberada na gravidez!”, lembra o médico.

Foto: ZinkevychFoto: ElNariz/istock

 

DIETA DESEQUILIBRADA QUE PODE LEVAR A DIABETES GESTACIONAL

Nesse momento, a saúde do feto é muito mais importante do que apenas o paladar da mãe. Segundo Dr. Ventura, “a dieta desequilibrada e rica em carboidratos FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DE DIABETES NA GESTAÇÃO. Isso pode ocasionar RETARDO NO AMADURECIMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO, CARDIOVASCULAR E COGNITIVO DO FETO, por isso a recomendação em praticar atividade física, dieta equilibrada com vegetais, frutas e pobre em carboidratos e açúcares”.

Mais acessados