Hospital de base: único aparelho de radioterapia quebrou

0
279

Um equipamento utilizado para fazer o tratamento de radioterapia no Hospital de Base de Brasília (HBB) está quebrado desde a útlima quarta-feira (21). O aparelho conhecido como bomba de cobalto é o único do tipo disponível no hospital.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o contrato de manutenção do equipamento venceu e passa por processo de renovação junto à pasta. O equipamento é utilizado no atendimento de 48 pacientes do setor de radioterapia do HBB a cada dia.

De acordo com a secretaria,aqueles que necessitam de atendimento estão sendo encaminhados para o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e para os hospitais particulares Anchieta, em Taguatinga, e Santa Lúcia, na Asa Sul. A pasta informou que os pacientes vão aos centros médicos com dia e hora marcados previamente pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

O tratamento é feito com radiação para destruir tumores ou impedir que células cancerígenas aumentem. Uma dose de radiação é aplicada por um tempo determinado diretamente sobre o corpo do paciente. As partes que não são tratadas são protegidas por malhas de chumbo.