19.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/12/24
HomeEconomiaIbovespa hoje: Vale derruba índice com novas restrições por covid na China

Ibovespa hoje: Vale derruba índice com novas restrições por covid na China

Bolsa brasileira segue pessimismo no exterior; ações de commodities e tecnologia são destaque de queda

Painel de cotações da B3 (Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)

O Ibovespa recua nesta segunda-feira, 11, acompanhando a maior cautela no exterior pela retomada de restrições na China para conter o avanço de nova variante do coronavírus Ômicron BA.5.

A preocupação sobre os impactos econômicos derrubou em mais de 2% a bolsa de Hong Kong e em mais de 1% a de Xangai. As preocupações foram transmitidas para o Ocidente, com os índices da Europa e dos Estados Unidos em queda.

Na bolsa brasileira, ações relacionadas à economia chinesa figuram entre as maiores quedas da sessão. A Vale, com maior participação do Ibovespa, cai mis de 2%, seguindo a desvalorização do minério de ferro na China. A queda é acompanhada por siderúrgicas, também prejudicadas pela depreciação do metal.

Expectativa de menor consumo na China também afeta o mercado de petróleo, com desvalorização da commodity e de ações relacionadas ao setor.

Ações de tecnologia também figuram entre as maiores quedas do dia, com Totvs e Locaweb em queda de mais de 3%. A desvalorização tem como pano de fundo o maior pessimismo de investidores internacionais pelo aumento das taxas de juros nos Estados Unidos. Vale lembrar que dados do mercado de trabalho americano saíram mais fortes que o esperado na última semana, alimentando as expectativas de um aperto monetário mais duro por parte do Federal Reserve.

  • Totvs (TOTS3): – 4,29%
  • Locaweb (LWSA3): – 3,73%
  • Méliuz (CASH3): – 5,60%

Nenhuma ação do Ibovespa, no entanto, sofre mais que as da GOL e Azul. As companhias aéreas desabam mais de 5% na bolsa, com investidores reagindo à prévia operacional do segundo trimestre da GOL, apresentada nesta manhã. A companhia estimou prejuízo líquido de R$ 1,80 por ação. Entre as pressões negativas para o resultado está o maior custo de querosene de aviação, que saltaram cerca de 73% em relação ao segundo trimestre de 2021, segundo a GOL.

  • GOL (GOLL4): – 6,37%
  • AZUL (AZUL4): – 5,70%

Mais acessados