20.5 C
Brasília
quinta-feira, 26/12/24
HomeMundoInflação anual na zona do euro renova máxima histórica em julho, diz...

Inflação anual na zona do euro renova máxima histórica em julho, diz Eurostat

A inflação anual nos 19 países da zona do euro renovou em julho a máxima histórica, atingindo 8,9%, segundo dados preliminares do instituto europeu de estatísticas Eurostat.

© AP Photo / Michael Probst
Em comparação, a inflação em junho foi estimada em 8,6%.
O Eurostat prevê que o maior aumento seja no setor energético (39,7% em julho face a 42,0% em junho), bem como nos setores alimentar, de álcool e tabaco, atingindo 9,8% face a 8,9% em junho, na indústria de bens não energéticos, atingindo 4,5% ante 4,3%, e nos serviços, com 3,7% face a 3,4% em junho.
Além disso, o instituto europeu de estatística indica que o Produto Interno Bruto (PIB) dos países da zona do euro aumentou 4% em termos anuais e 0,7% em termos trimestrais. Em toda a União Europeia (UE), o PIB cresceu 4% em termos anuais e 0,6% em relação ao primeiro trimestre de 2022. 7
Os Estados Unidos e a Europa causam instabilidade econômica e alta inflação em seus países e no mundo com as sanções que impõem à Rússia por sua operação militar especial na Ucrânia. Na última quinta-feira (28), o PIB dos EUA contraiu 0,9% no segundo trimestre após cair 1,6% no primeiro, de acordo com estimativa preliminar do Departamento de Comércio norte-americano. Isso coloca a economia dos EUA tecnicamente em recessão.
“O Produto Interno Bruto [PIB] real caiu 0,9% ano a ano no segundo trimestre de 2022”, confirmou o Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio, anunciando a chamada “estimativa antecipada”.
Inúmeras empresas europeias e americanas fecharam suas operações comerciais na Rússia devido às dificuldades geradas pelas sanções impostas por seus governos que dificultam as transações comerciais e a cadeia logística.

Mais acessados