IPCA aponta alta de 1,05% no 6º mês do ano; média brasileira é de 0,79%.
Aumento de preços foi puxado por transportes e gastos pessoais.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira (9) o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que aponta crescimento de 1,05% na inflação no mês de junho no Distrito Federal. É o maior resultado dentre 13 unidades da federação analisadas pelo IBGE. .
Depois do Distrito Federal, Salvador teve a maior inflação em junho (1,03%), seguida de Belém (1,02%). De acordo com os dados do IBGE, Goiânia teve a menor alta no custo de vida em junho: 0,21%. O aumento médio a inflação nas 13 capitais analisadas foi de 0,79%.
A alta no Distrito Federal foi puxada principalmente pelo aumento dos gastos de moradores do DF com transporte e despesas pessoais, como loteria ou funcionários domésticos. Já a redução nos preços com telefonia e mobiliária contribuíram para frear uma alta maior na inflação.
No mês de maio, o IPCA foi de 0,25% no DF. Medido pelo IBGE todo mês, o índice leva em conta a alta de preços para brasileiros que ganham de 1 a 40 salários mínimos.
Maior alta em 12 anos
De acordo com o IBGE, a inflação do primeiro semestre fechou em 6,17%, depois de encerrar os seis primeiros meses de 2014 em 3,75%. Esse é o maior resultado, para o período, desde 2003.