23.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/24
HomeBrasíliaIntervenção de dança vai reunir 300 pessoas no gramado da Torre de...

Intervenção de dança vai reunir 300 pessoas no gramado da Torre de TV, no DF

Brasileiros e dinamarqueses vão fazer parte da performance. Coreografia da artista plástica Lilibeth Cuenca poderá ser vista por quem estiver no mirante da Torre, no sábado.

foto-2being-human-being-nikolaj-kunsthal-frida-gregersen
Performance feita com argila por Nikolaj Kunsthal e Frida Gregersen

A performance “Vestígios”, da artista plástica dinamarquesa Lilibeth Cuenca, reúne dançarinos do Distrito Federal e amantes da arte em um espetáculo visual que vai pintar o gramado da Esplanada neste sábado (18). Com os pés sujos de argila, cerca de 300 pessoas vão deixar vestígios pelo gramado próximo à Torre de TV enquanto executam passos coreografados pela artista. A intervenção começa às 16h e pode ser vista de graça.

O espetáculo é a última atividade do IV Encontro Brasil Dinamarca, que começou no dia 6 e trouxe, além de apresentações de dança, oficinas, debates e até piqueniques. Quem estiver no mirante da Torre terá uma visão privilegiada dos desenhos que vão, aos poucos, se formar. Segundo a coordenadora do projeto, Deborah Dodd, a arte permanecerá viva enquanto a chuva não cair.

Troca de experiências

O evento é uma parceria entre o departamento de licenciatura em dança do Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Instituto Cultural da Dinamarca firmada em 2015, quando houve duas edições. Desde então, o encontro acontece todos os anos na capital brasileira. Esta é a primeira vez que acadêmicos de outros países europeus, como Suécia e Noruega, participam das atividades.

O objetivo do encontro é promover o desenvolvimento da “dança educação” por meio de plataformas sustentáveis para atividades acadêmicas, artísticas e sociais no Brasil e exterior. Não só dançarinos são convidados a participar – pessoas ligadas ao teatro, as artes plásticas e outras formas de expressão também podem contribuir.

O encontro tem apoio da Secretaria de Cultura, do Memorial dos Povos Indígenas, da União Europeia e das Universidade de Brasília e de Bergen, na Noruega.

Mais acessados