O montante é o melhor resultado no ano, após resultado de apenas US$ 78 milhões em junho; Déficit nas transações correntes foi de US$ 578,8 milhões
Os investimentos diretos no país (IDP) atingiram em agosto o melhor resultado desde o fim de 2014. O saldo líquido foi de 7,2 bilhões de dólares no mês, após ter registrado um saldo positivo de apenas 78 milhões de dólares em julho. O montante é também superior ao registrado em agosto do ano passado, quando foram contabilizados 5,25 bilhões de dólares líquidos. No acumulado do ano, essa rubrica soma 41,10 bilhões de dólares, ante 42,17 bilhões de dólares no mesmo período de 2015.
Os dados do setor externo divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira também mostram que o déficit em conta corrente reduziu o ritmo em relação ao mês anterior, fechando agosto em -578,8 bilhões de dólares. Em julho, o saldo havia ficado negativo em 4,05 bilhões de dólares, e o acumulado no ano é um rombo de 13,11 bilhões de dólares. A projeção do Banco Central para a conta corrente do mês passado era de um saldo negativo de 800 milhões de dólares
Viagens
A conta de viagens internacionais voltou a registrar déficit em agosto. No mês passado, a diferença entre o que os brasileiros gastaram lá fora e o que os estrangeiros desembolsaram no Brasil foi de um saldo negativo de 690 milhões de dólares . Em igual mês de 2015, o déficit nessa conta era de 827 milhões de dólares.
O desempenho da conta de viagens internacionais foi determinado por despesas de brasileiros no exterior, que somaram 1,29 bilhão de dólares em agosto. Já o gasto dos estrangeiros em passeio pelo Brasil ficou em 602 milhões de dólares no mês passado.
No acumulado do ano até agosto, o saldo líquido dessa conta ficou negativo em 4,96 bilhões de dólares. Em igual período do ano passado, esse valor era de 9,03 bilhões de dólares.
(Com Estadão Conteúdo)