O Japão iniciou a construção da base militar das Forças de Autodefesa em uma ilha desabitada na província de Kagoshima, no sudoeste, para realocar exercícios militares usando caças de porta-aviões dos EUA, informou a imprensa nesta quinta-feira (12), citando o Ministério da Defesa do Japão.
O governo japonês planeja construir pistas e instalações de armazenamento de munição na ilha de Mageshima nos próximos dois anos, o que deve abrir caminho para a realocação do local de prática de caças norte-americanos da ilha de Iwoto após a conclusão das obras na ilha de oito quilômetros quadrados, diz a matéria do Japan Times.
“Dado o ambiente de segurança mais severo e complicado do pós-guerra, o governo construirá esta instalação e iniciará sua operação o mais cedo possível”, disse o principal porta-voz do governo a repórteres, segundo a mídia japonesa.
Nesta quinta-feira (12), as autoridades japonesas publicaram um relatório de avaliação ambiental, que dizia que a construção levaria cerca de quatro anos, segundo o relatório.
Jatos de combate conjuntos japoneses e norte-americanos voam em formação sobre o mar do Japão, 7 de junho de 2022
© AP Photo / Estado-Maior Conjunto
Tóquio também deve tomar medidas para a realocação de espécies de anfíbios, répteis e peixes raros para uma área com condições semelhantes e para limitar o número de embarcações que entram nas águas da ilha.
A ilha de Mageshima está localizada a 400 quilômetros da base militar dos EUA em Iwakuni. O governo japonês e a empresa Taston Airport do país chegaram a um acordo sobre a venda da ilha por JP¥ 16 bilhões (cerca de R$ 82,5 milhões) em 2019.