23.5 C
Brasília
terça-feira, 24/12/24
HomeMundoJapão vai decretar estado de emergência por coronavírus em novas regiões

Japão vai decretar estado de emergência por coronavírus em novas regiões

No total, onze áreas estarão em estado de emergência. Isso representa 70 milhões de habitantes, 56% da população e 60% do PIB nacional

Pedestres usando máscaras protetoras, em meio ao surto da doença coronavírus (COVID-19), dirigem-se ao distrito comercial de Ginza, que fechou aos carros no domingo em Tóquio, Japão, 10 de janeiro de 2021. (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

O Japão vai estender, nesta quarta-feira (13), o estado de emergência vigente em Tóquio e sua periferia para outras sete regiões, devido ao avanço da pandemia e ao aumento das infecções.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga deve anunciar nas próximas horas este aumento das restrições nos departamentos de Osaka, Kyoto e Hyogo (oeste), Aichi e Gifu (centro), Fukuoka (sudoeste) e Tochigi (leste).

No total, incluindo Tóquio e sua periferia, onze áreas estarão em estado de emergência. Isso representa 70 milhões de habitantes, 56% da população e 60% do PIB nacional.

“Queremos a todo custo que as infecções caiam entre agora e 7 de fevereiro”, data em que essas medidas devem terminar em todas as áreas afetadas, disse Yasutoshi Nishimura, ministro japonês encarregado da luta contra a covid-19.

As restrições, menos severas que as aplicadas na primavera (boreal) passada, farão com que bares e restaurantes deixem de vender bebidas alcoólicas às 19h e fechem às 20h e as autoridades também recomendem que os cidadãos reduzam ao máximo as saídas.

O governo também está preparando uma lei que permitirá multas a quem não respeitar as normas sanitárias, sanções que a legislação vigente não contempla.

Até agora, o Japão registrou 4.100 mortes por coronavírus e um total de cerca de 300.000 casos.

 

Mais acessados