Presidente dos EUA promete adicionar mais sanções contra a Rússia após relatos de morte de civis perto de Kiev
Joe Biden pediu que Vladimir Putin seja julgado por crimes de guerra e disse que buscaria mais sanções após relatos de atrocidades na Ucrânia.
“Você viu o que aconteceu em Bucha”, disse Biden.
Falando a repórteres na segunda-feira, o presidente dos EUA destacou a importância de reunir evidências de crimes de guerra e foi questionado se houve genocídio . Ele respondeu: “Não, acho que é um crime de guerra”.
Ele disse: “Vou continuar a adicionar mais sanções”. Questionado sobre detalhes, ele disse: “Eu vou deixar você saber.”
Os comentários de Biden aos repórteres vieram depois que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, visitou Bucha, uma das cidades ao redor de Kiev, onde autoridades ucranianas dizem que os corpos de civis foram encontrados . Zelenskiy chamou as ações russas de “genocídio” e pediu que o Ocidente aplique sanções mais duras contra a Rússia.
Os corpos de 410 civis foram removidos de cidades da área de Kiev que foram recentemente retomadas pelas forças russas, disse a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova. Jornalistas da Associated Press viram os corpos de pelo menos 21 pessoas em vários pontos ao redor de Bucha, a noroeste da capital.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tuitou na segunda-feira que a União Europeia enviará investigadores à Ucrânia para ajudar o procurador-geral local a documentar crimes de guerra.