22.5 C
Brasília
sábado, 28/09/24
HomeMundoJordânia critica medidas israelenses contra igrejas em Jerusalém

Jordânia critica medidas israelenses contra igrejas em Jerusalém

Turistas dão com as portas fechadas na Igreja do Santo Sepulcro na Velha Jerusalém, em Israel; líderes protestam contra o anúncio da taxação do terreno. EFE/EPA/ABIR SULTAN

O governo jordaniano criticou neste domingo a decisão israelense de fazer com que igrejas em Jerusalém paguem o imposto sobre imóveis, do qual estão isentas há décadas.

“Tais medidas violam totalmente o direito internacional (…) e humanitário e o status de Jerusalém”, afirmou o porta-voz governamental, Mohammad Momani, citado pela agência oficial de notícias “Petra”.

Segundo ele, essas medidas “apontam contra a presença histórica cristã em Jerusalém, que representa uma peça-chave da história da cidade sagrada”.

Devido às medidas de Israel, o Santo Sepulcro, em Jerusalém, o lugar onde segundo a tradição Jesus Cristo foi sepultado, fechou hoje de forma indefinida por ordem das principais igrejas em protesto por esta decisão.

Em um comparecimento na Igreja do Santo Sepulcro, o lugar mais sagrado do cristianismo, Theophilos III, patriarca de Jerusalém; Francesco Patton, custódio da Terra Santa; e Nourhan Manougian, patriarca armênio da cidade; afirmaram que existe uma campanha contra os cristãos que “recentemente alcançou um nível sem precedentes”.

Mais acessados