23.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/12/24
HomeBrasíliaJovem erra, aplica vacina contra raiva em si e não acha antídoto...

Jovem erra, aplica vacina contra raiva em si e não acha antídoto no DF

Ela se autoaplicou uma injeção no momento em que aplicava a vacina de raiva em um cachorro

20160911233029298902uUma brasiliense está na luta contra o tempo para conseguir um medicamento que possa reverter os efeitos de uma vacina contra a raiva. Sem querer, ela se autoaplicou uma injeção no momento em que manejava a vacina em um cachorro. Depois do engano, ela procurou a rede pública de saúde para fazer o tratamento, mas a vacina antirrábica para uso humano está em falta na rede pública de saúde. O detalhe é que ela precisa iniciar o medicamento em no máximo 24 horas.

O acidente ocorreu por volta das 18h deste domingo (11/9). Com 11 gatos e quatro cachorros em casa, a estudante Vitória Neres Negrini, 18 anos, preferiu buscar e aplicar a vacina contra a raiva nos animais. Porém durante a aplicação, um dos cães se exaltaram e acidentalmente ela foi acertada com a agulha. Depois do fato, a jovem procurou o Hospital Regional do Paranoá (HRPa) e foi informada que deveria procurar o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Lá ela foi consultada por um médico que receitou que ela tomasse a vacina antirrábica para uso humano. Isso em um prazo máximo de 24 horas.

No Hran, ela foi informada que a medicação está em falta. Preocupada a tia da jovem, a servidora pública Vanessa Negrini, 41, relatou que a família está desesperada atrás do medicamento. “É um absurdo essa situação. A vacina tem que ser aplicada em no máximo 24 horas, uma vez que a raiva é mortal e não tem ela (vacina) em nenhum hospital do DF”, reclamou. A família chegou procurar a 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) para fazer ocorrência. Como tentativa, os parentes seguiram com a jovem para Alexânia (GO) – com a possibilidade que lá possa ter o medicamento. O Correio procurou a Secretaria de Saúde que informou que está apurando o caso.

Vacinação

A primeira etapa da fase urbana da campanha de vacinação contra raiva foi realizada neste sábado (10/9) no Distrito Federal. As regiões foram divididas em dois grandes blocos. A primeira fase atende cerca de 21 cidades em mais de 200 postos. A segunda fase acontecerá em 17 de setembro e contemplará as 11 cidades mais populosas do DF.Na fase rural, realizada em 27 de agosto, foram imunizados aproximadamente 32 mil cães e gatos, ultrapassando a meta da Secretaria de Saúde. A expectativa é que, na fase urbana, a vacinação contra raiva atinja a meta de 270 mil animais imunizados.

Mais acessados