Nesta segunda-feira (18), o vice-chefe da administração civil-militar da região de Kherson, Kirill Stremousov, afirmou à Sputnik que reforços estão sendo realizados no sistema de defesa antiaérea regional devido à intensificação dos ataques com mísseis realizados pelas forças ucranianas.
Além de confirmar o fortalecimento da defesa local, Stremousov afirmou que a administração local tem dados que mostram de onde as forças ucranianas estão lançando ataques contra Kherson.
O bombardeio de distritos residenciais na região pelas tropas ucranianas está mais frequente nas últimas semanas. Mais cedo, um ataque contra a usina hidrelétrica de Kakhovka deixou pelo menos dois mortos.
Soldados russos próximos do edifício da usina hidrelétrica de Kakhovka, em Novaya Kakhovka, na região ucraniana de Kherson, 20 de maio de 2022
© Sputnik / Sputnik
No início do mês, a cidade de Novaya Kakhovka também foi alvo de forças ucranianas usando o lançador múltiplo de foguetes Himars, fornecido pelos Estados Unidos. O ataque causou mortes e deixou dezenas de feridos, além de danos contra um hospital e edifícios residenciais.
Em meio à operação militar especial russa na Ucrânia, a região de Kherson e a maior parte da região de Zaporozhie, estão sob controle dos militares russos. Ambas as regiões, sob administrações civis-militares, já anunciaram planos para a realização de referendos de adesão à Federação da Rússia.