19.5 C
Brasília
quinta-feira, 09/01/25
HomeBrasíliaLei Seca completa nove anos com 93,1 mil multados por embriaguez no...

Lei Seca completa nove anos com 93,1 mil multados por embriaguez no DF

Mortes no trânsito tiveram queda de 37% no período. Regra de tolerância zero no trânsito estabelece multa de R$ 2.934,70.

Lei Seca completa 9 anos nesta semana e, pelo menos no Distrito Federal, o balanço é positivo: no período, as mortes no trânsito diminuíram 37%. Se comparado o número de vítimas em acidentes fatais com o ano antes da aplicação da lei, 864 vidas foram poupadas. No entanto, os motoristas seguem com hábito de dirigirem alcoolizados. Desde o começo do ano, pelo menos 10 mil motoristas foram multados por embriaguez.

Desde a sanção da Lei Seca, em junho de 2008, o número de multados por dirigir sob efeito do álcool chega a 93,1 mil. O desrespeito à regra é perigoso e pode ser fatal. Só no ano passado, 391 pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito – 114 delas estavam sob efeito de álcool ou drogas.

“Nós observamos que boa parte da população já mudou o comportamento, mas ainda tem uma parcela que insiste e está sendo fiscalizada”, afirmou o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca.

“Só aumentou o número de abordagens feitas pelo Detran, DER, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, e com isso tirando grande número de pessoas de circulação. E o mais importante: mais de 95% dos condutores autuados por alcoolemia estão sendo retirados antes que se envolvam em acidentes.”

A multa por dirigir embriagado é de R$ 2.934,70, com sete pontos na carteira de habilitação. O motorista também deixa de poder dirigir por um ano, mas a proibição só passa a valer quando não couber mais recurso.

Blitz do Detran durante feriado de Corpus Christi (Foto: Detran/Divulgação)

Blitz do Detran durante feriado de Corpus Christi

O Detran multou durante o feriado de Corpus Christi – entre quinta-feira (15) e a madrugada desta segunda-feira (19) – 192 motoristas por dirigirem alcoolizados. Um deles sendo inclusive abordado duas vezes na mesma noite.

Ao todo, três condutores foram detidos por apresentarem nível de álcool maior do que 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido no bafômetro.

Durante as blitze, 37 motoristas foram multados por dirigirem sem carteira de habilitação e 5, por andarem com o documento suspenso. No total, foram apreendidos 162 veículos. Parte das fiscalizações ocorreu também com apoio da Polícia Militar.

Mais acessados