O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que o atual mandatário do País, Michel Temer (MDB), denunciado duas vezes em 2017, teve “coragem” e obteve uma “vitória” contra uma suposta tentativa de “golpe” contra seu mandato.
A despeito de Temer ter assumido o Planalto após o impeachment de sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), evento a que Lula também chama de “golpe”, o ex-presidente disse:
“Temer teve uma vitória quando derrubou o golpe que a TV Globo, o [ex-procurador-geral Rodrigo] Janot e o [empresário] Joesley [Batista] tentaram dar nele”.
“Aquele golpe tinha como pressuposto básico o Temer cair, o Rodrigo Maia [presidente da Câmara dos Deputados] assumir a presidência e o Janot ter um terceiro mandato [na PGR]”, disse Lula em entrevista a Monica Bergamo divulgada nesta quinta (1º) pela Folha de S. Paulo na qual também pediu a “punição” do juiz Sergio Moro e desembargadores que o condenaram e falou sobre sua situação eleitoral.
Para Lula, “o Temer se prestou a fazer o serviço do golpe. Mas não era uma figura palatável, e houve uma tentativa de golpe. Senão, me explica o que aconteceu”.
O petista questionou a liberdade do jornalismo da rede Globo, que divulgou em primeira mão a delação da JBS que ensejou a denúncia de corrupção contra Temer. E voltou a elogiar o emedebista:
“Ora, o Temer resolveu enfrentar. Teve a coragem de desmascarar o Janot, o Joesley e ficou presidente. E ainda ganhou duas paradas no Congresso Nacional [para impedir que o processo contra ele no STF seguisse], não se sabe a que preço. A imprensa dizia que R$ 30 bilhões foram gastos, não sei quantos bilhões. Mas ganhou”, concluiu Lula.