Equipamentos foram doados à Secretaria de Saúde pela Neoenergia Brasília; consumo das novas câmaras de conservação será compensado com o recolhimento de 30 freezers antigos
“Agradeço à Neoenergia; toda ajuda é sempre muito bem-vinda. Esses refrigeradores vão proporcionar economia de energia e qualidade na armazenagem e entrega das vacinas” – Manuel Pafiadache, secretário de Saúde
A Secretaria de Saúde (SES) recebeu, na quinta-feira (10), 15 refrigeradores científicos destinados a armazenar vacinas contra a covid-19 e outras doenças. A doação foi feita pela Neoenergia Brasília, em uma ação que integra o Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).
“Agradeço à Neoenergia; toda ajuda é sempre muito bem-vinda. Esses refrigeradores vão proporcionar economia de energia e qualidade na armazenagem e entrega das vacinas”, afirmou o secretário de Saúde, Manuel Pafiadache.
As câmaras de conservação são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros. O consumo energético dos refrigeradores científicos será compensado com o recolhimento de 30 equipamentos de refrigeração antigos que serão reciclados e retirados do sistema elétrico para reduzir o consumo de energia.
“Além de apoiar o Distrito Federal nessa questão do armazenamento correto de vacinas e medicamentos, essa ação busca reduzir o consumo de energia”, explicou Frederico Candian, presidente da Neoenergia Brasília.
s câmaras têm temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, com baterias recarregáveis e autonomia de até 12 horas. Os refrigeradores também contam com sensores e um sistema de alarme remoto, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou se a bateria estiver em um nível baixo.
Sustentabilidade
Para receber os 15 novos equipamentos, o Governo do Distrito Federal (GDF) entregará refrigeradores e freezers antigos à Neoenergia Brasília. A empresa vai retirar substâncias, como os gases CFC (clorofluorocarbonetos), que podem contribuir com o efeito estufa, e fazer o descarte correto dos equipamentos.
*Com informações da Neoenergia Brasília