19.5 C
Brasília
quinta-feira, 23/01/25
HomeMundoMercado de ações da Rússia sobe no primeiro dia de negociação desde...

Mercado de ações da Rússia sobe no primeiro dia de negociação desde a guerra na Ucrânia

As chamadas dos EUA movem uma ‘abertura de Potemkin’ com apenas ações limitadas disponíveis e nenhum estrangeiro autorizado a vender

Fotografia: Yuri Kochetkov/EPA

O mercado de ações de Moscou subiu depois que as negociações de ações foram retomadas pela primeira vez desde que a invasão da Ucrânia começou há quase um mês, embora os EUA tenham descartado a reabertura limitada de quinta-feira como uma “charada”.

O mercado inicialmente subiu mais de 11% quando um pregão limitado e encurtado começou na Bolsa de Moscou. Mas o rali perdeu algum impulso, com o índice Moex de ações blue-chip encerrando o dia 4,4% mais alto, em sua primeira sessão desde 25 de fevereiro.

Empresas de energia e produtores de commodities lideraram os ganhadores, refletindo o aumento dos preços do gás, petróleo e matérias-primas desde o início da guerra, mas algumas empresas expostas às extensas sanções impostas à Rússia caíram.

Apenas 33 dos 50 títulos do Moex denominados em rublos estavam sendo negociados.

As ações que estavam sendo negociadas foram apoiadas por novas restrições, incluindo uma proibição para os comerciantes venderem a descoberto ações que não possuem, enquanto os investidores estrangeiros não podem vender ações até 1º de abril.

Relatos no início deste mês de que a Rússia planejava canalizar até 1 trilhão de rublos (£ 7,7 bilhões) de seu fundo nacional de riqueza para comprar ações também podem ter incentivado a compra.

Os EUA foram contundentes com a tentativa de Moscou de reiniciar a negociação de ações.

“O que estamos vendo é uma farsa, uma abertura de mercado Potemkin”, disse Daleep Singh, vice-conselheiro de segurança nacional dos EUA para economia internacional, referindo-se a aldeias falsas supostamente criadas para a imperatriz russa Catarina, a Grande, para dar a ilusão de prosperidade.

“Depois de manter seus mercados fechados por quase um mês, a Rússia anunciou que só permitirá a negociação de 15% das ações listadas, os estrangeiros estão proibidos de vender suas ações e as vendas a descoberto em geral foram proibidas. Enquanto isso, a Rússia deixou claro que vai despejar recursos do governo para sustentar artificialmente as ações de empresas que estão negociando”, disse ele.

“Este não é um mercado real e não um modelo sustentável – o que apenas ressalta o isolamento da Rússia do sistema financeiro global.”

Os comerciantes concordaram que as pesadas restrições significavam que Moscou não era um mercado adequadamente funcional. “O Moex subiu no início das negociações, mas é isso que acontece se muitas pessoas não puderem vender”, destacou Neil Wilson, da Markets.com.

A empresa química PhosAgro, que produz fertilizantes e fosfatos, subiu 26%, enquanto o grupo de petróleo e gás Tatneft saltou 20%, e a gigante de energia Gazprom ganhou 13,4%. A mineradora de níquel e paládio Nornickel subiu 10%.

A companhia aérea Aeroflot afundou 16%, a maior queda, com os aviões russos banidos da União Europeia e do espaço aéreo do Reino Unido. O banco estatal VTB caiu 5,5%. tendo sido atingido por sanções ocidentais. A operadora de oleodutos Transneft caiu 6%, e a rede de varejo de brinquedos infantis Detsky Mir perdeu 5,5%.

Apesar da recuperação de quinta-feira, o Moex ainda caiu quase um terço este ano, tendo enfraquecido no período que antecedeu a invasão da Ucrânia e despencado quando começou.

O rublo caiu quase 10%, para cerca de 98 rublos por dólar, revertendo os ganhos de quarta-feira depois que o presidente Vladimir Putin disse que países “hostis” seriam forçados a pagar suas compras de gás em rublos em vez de dólares.

Mais acessados