Comércio é voltado para donos de supermercados e restaurantes. Mudança vale a partir de 18 de dezembro; varejo continua aos sábados.
O Mercado Livre do Produtor, conhecido como pedra ou feira, da Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa), vai passar a abrir às sextas-feiras. A mudança atende a uma reivindicação antiga de vendedores e consumidores e passa a valer a partir do dia 18 de dezembro. Até então, o comércio atendia apenas às terças e quintas. O varejo continua somente aos sábados.
Segundo a direção da Ceasa, foram feitas pesquisas com compradores e produtores antes de tomar a iniciativa de abrir mais um dia. A maior parte dos atacadistas, proprietários de supermercados e restaurantes queriam ganhar outro dia para ir às compras.
O mercado funciona das 5h às 14h. A expectativa é de que sejam abertas cem novas vagas para produtores em um primeiro momento e que 700 comerciantes trabalhem cada dia.
A Ceasa tem 14 pavilhões para distribuição de alimentos. São 164 empresas trabalhando de segunda a sábado, em um local por onde passam 22 mil toneladas de comida por dia.