Especialistas turcos acreditam que a Grécia esteja tentando despoletar um conflito entre Ancara e o Ocidente, forçando a Turquia a ativar os sistemas de mísseis interceptores S-400.
O jornal Yeni Safak informou, citando fontes do Ministério da Defesa da Turquia, que a Grécia usou os sistemas de defesa aérea S-300 para detectar e escoltar caças F-16 turcos.
O episódio ocorreu no dia 23 de agosto, enquanto as aeronaves turcas estavam voando a uma altitude de três quilômetros.
Por sua vez, a mídia turca informou que apesar das “ações hostis, os aviões completaram suas operações planejadas” e retornaram em segurança às bases.
O jornal cita diversos especialistas, segundo os quais os gregos estariam descontentes com o fato de Ancara se tornar um ator global cada vez mais proeminente.
Desta forma, o objetivo de Atenas é começar uma guerra ou criar um conflito entre a Turquia e o Ocidente, forçando Ancara a ativar os sistemas de mísseis S-400, comprados da Rússia.
De acordo com o ex-general de brigada Fahri Erenel, a Grécia “pretende sabotar o mérito da Turquia na diplomacia mundial”, especialmente durante o conflito na Ucrânia, criando tensões.
“A Grécia vai criar a impressão de que a Turquia não é pacífica, que quer a guerra, envolvendo o país em uma possível resposta. Está claro que aqui há cooperação com os EUA”, destacou o especialista.