Rumor dizia que moradores da região teriam de votar em Ceilândia; informação é falsa. Título de eleitor terá de ser atualizado porque número da zona eleitoral mudou; veja como fazer a troca.
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) emitiu nota de esclarecimento, nesta segunda-feira (6), para desmentir boatos que apontavam mudanças nos locais de votação de eleitores registrados em Brazlândia. Segundo o órgão, não há alteração prevista e, em 2018, essas pessoas poderão votar nos locais de costume.
O rumor surgiu porque, no início do semestre, o TRE teve de renomear algumas das zonas eleitorais da capital. A revisão foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reduziu o número de zonas do DF de 21 para 19.
Com a mudança, os cidadãos das áreas afetadas tiveram de comparecer a cartórios para trocar o título de eleitor – o número da zona eleitoral é uma das informações inscritas no documento. Apesar disso, não há previsão de mudança nos locais de votação. Na prática, para o eleitor, a troca do documento não passa de uma formalidade.
“O local de votação continua o mesmo, sem alteração. Todos os eleitores continuam votando nos mesmos locais que votavam anteriormente”, diz a nota do TRE-DF.
Novo título
Para atualizar o título de eleitor, o cidadão precisa comparecer ao Posto Eleitoral de Brazlândia com um documento de identificação oficial – a carteira de identidade ou de habilitação, por exemplo. O posto fica no imóvel do antigo Cartório Eleitoral de Brazlândia, na AE nº 02 Lote A, no Setor Norte. A emissão é gratuita.
A mudança nas zonas eleitorais também afetou eleitores que registram voto no Gama Leste. Para essas pessoas, o documento deve ser atualizado na sede da 17ª Zona Eleitoral, na Área Especial 11 do Setor Central do Gama. Assim como em Brazlândia, não há mudança no local de votação.