19.5 C
Brasília
segunda-feira, 14/04/25
HomeBrasíliaMorador de São Paulo poderá sugerir áreas para receber Wi-Fi grátis

Morador de São Paulo poderá sugerir áreas para receber Wi-Fi grátis

Programa WiFi Livre SP será ampliado em parceria com iniciativa privada. Capital paulista possui 120 espaços públicos com internet de banda larga.

Após instalar internet grátis em 120 praças e áreas públicas de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) irá expandir o programa em parceria com a iniciativa privada. A consulta pública será lançada nesta quarta-feira (18) e a novidade é que o morador da capital poderá escolher os locais para a instalação da internet em alta velocidade.

Quem quiser sugerir um local para adesão ao programa WiFi Livre SP deverá enviar uma proposta à Secretaria Municipal de Serviços indicando o endereço do local sugerido, foto da área e uma descrição do motivo da escolha do ponto.

A sugestão será feita através de um formulário. O munícipe também poderá opinar sobre o mobiliário urbano, equipamentos de ginástica e de lazer para recreação, além de espaços destinados para recargas de celulares. Também será possível apoiar a proposta enviada por outra pessoa.

O fornecimento do sinal nos espaços públicos pela iniciativa privada será feito através de um acordo com a administração pública. Em troca do serviço, as empresas querem fazer propaganda nos locais em que investe, já que a Lei Cidade Limpa restringiu os locais de publicidade na cidade.

A consulta pública ficará aberta pelo período de 45 dias e estará disponível no site  gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wifi.

Programa
A oferta de internet sem fio foi um dos compromissos de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) durante o período eleitoral. No Plano de Metas apresentado por Haddad constavam 42 praças (10 locais no Centro + 1 área por subprefeitura). O número foi ampliado posteriormente para 120 lugares.

O programa tem como objetivo tornar a internet banda larga acessível ao usuário, em locais públicos de grande circulação de pessoas, como praças e parques, além de promover a ocupação desses espaços.

Cada um dos 96 distritos da cidade tem pelo menos um ponto com Wi-Fi. Os 120 pontos existentes estão distribuídos 23 na região Central, 18 na Zona Norte, 36 na Zona Leste, 28 na Zona Sul e 15 na Zona Oeste.

De acordo com a Prefeitura, a velocidade média de conexão por usuário é de 512 kbps, para downloads e uploads. A medição de estabilidade e velocidade das redes está disponível na internet.

Qualquer munícipe pode se conectar desde que possua um aparelho compatível com o padrão Wi-Fi. Não é preciso ter cadastro para navegar.

Praça Dom José Gaspar (Foto: Roney Domingos/ G1)
raça Dom José Gaspar, no Centro de SP, é um dos 120 pontos com internet (Foto: Roney Domingos/ G1)

P

Mais acessados