20.5 C
Brasília
sábado, 23/11/24
HomeBrasíliaMotoristas de SP reclamam de falta de preços em postos de combustível

Motoristas de SP reclamam de falta de preços em postos de combustível

Pelo código do consumidor, preço de combustível deve estar exposto. Lei Cidade Limpa autoriza postos a terem painéis com valores.

 

Muitos postos de gasolina em São Paulo estão “escondendo” os preços do combustível do motorista. Como mostrou o Bom Dia São Paulo, em alguns estabelecimentos o consumidor só descobre quanto vai pagar quando chega à bomba.

Um posto localizado em um trecho bem movimentado da Marginal Pinheiros, onde a velocidade máxima é de 50km/h, não exibe preço nenhum na parte da frente. O preço da gasolina é revelado somente na bomba. Porém, se o motorista quiser saber de outra forma o valor do litro da gasolina, por exemplo, ele terá de procurar bem as placas, que estão posicionadas em um canto.

Pelo código do consumidor, o preço deve estar à vista de todo mundo. O diretor executivo doProcon, Carlos Alberto Estracine, afirmou que são irregulares as situações em que os postos que não informam o preço irregulares.

“A informação deve estar clara, não obscura”, afirmou. “Ele [motorista] pode denunciar no nosso telefone 151, pelas redes sociais. Cabe multa ou o fechamento do estabelecimento”.

O publicitário Gassan Abdouni abasteceu sem conferir, antes, o preço. “Eu sei que estou pagando caro, estava com pressa, distraído. Agora já era, já abasteci.”

Quem regula o funcionamento dos postos de combustíveis é a Agência Nacional do Petróleo (ANP), que informa que os preços têm de estar bem claros na bomba, nos painéis e em qualquer outro tipo de estrutura de divulgação.

No caso de painéis, totens e cartazes, a ANP diz que eles têm de estar na entrada do posto, de fácil visualização à distância, tanto de dia quanto de noite. É necessário ter informação de preços de todos os combustíveis que são vendidos ali.

O gerente de um dos postos disse que não tem mais letreiro com os preços desde que começou a vigorar a Lei Cidade Limpa. O Procon esclarece que a lei autoriza os postos a terem placas com os preços dos combustíveis.

Mais acessados