MPT suspende concurso do HUB

0
252

O concurso público com 1.101 vagas no Hospital Universitário de Brasília (HUB), foi suspenso por decisão da justiça do trabalho. O Ministério Público do Trabalho (MPT) alega que é irregular que a prova de títulos tenha caráter eliminatório. Entretanto a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBserh), realizadora do concurso, afirma que o certame está mantido e as inscrições serão reabertas em breve.

A decisão da justiça solicita a imediata ratificação dos três editais que foram lançados. O concurso foi suspenso no período de inscrições e atrapalhou muitos candidatos que já se preparavam para a prova. É o caso da auxiliar de secretaria Dulcineia de Souza, que estava estudando para o concurso. ‘Essa suspensão mesmo que temporária atrapalha, me deixa na expectativa. Eu e minhas colegas do trabalho já estávamos se preparando para essa prova. Agora vamos estudar para outro concurso e ficar aguardando o desfecho desta história’.

A liminar que prevê a adequação do edital do certame foi emitida pela juíza Natalia Queiroz. Para a magistrada, a fase de títulos não pode ser feita na fase eliminatória de um concurso, como foi estipulado pela Ebserh na seleção para o HUB. Para ela, a prova de títulos deve ter apenas caráter classificatório, já que, caso contrário, poderia impossibilitar o acesso a cargos públicos de pessoas com pouca experiência profissional ou com poucos recursos para fazer especializações.

Em nota, a Ebserh afirmou que ‘assim que as inscrições forem reabertas, os prazos dos editais serão prorrogados proporcionalmente ao tempo da suspensão’. A empresa informa ainda aos candidatos que o concurso público está mantido, e as inscrições serão reabertas tão logo sejam atendidas as determinações da justiça.