O fenômeno é resultado de uma rara massa de ar gelado que atingiu a região
Nevou no deserto do Saara neste domingo. O fenômeno raro aconteceu na Argélia, ao redor da cidade de Ain Sefra, e resultou em belíssimas fotos, que surpreenderam internautas em todo o mundo.
Il a neigé sur les dunes rouges du Sahara algérien ! #Algérie #Alger #Algeria #Algiers #Travel #NaturePhotography #NatureIsBeautiful #Tourisme #Voyage #paysage #south #Desert #Nature #DiscoverAlgeria #Picture #Sahara #photography #Hiver #Snow #الجزائر By @KSekkouri pic.twitter.com/q6mY81MnFo
— Discover Algeria (@Discover_DZ) 7 de janeiro de 2018
Em alguns registros, a superfície branca divide espaço com a areia avermelhada. Em outras fotos, trechos do deserto foram totalmente cobertos pela neve.
Esta é a terceira vez que a neve cai sobre Ain Sefra em 37 anos. Em 2016, um episódio similar também chamou a atenção de todo mundo.
Spectacular scenes today in Algeria as snow covered the sand dunes in Ain El Safra! Snow visible also in imagery by NASA’s Terra satellite.
Report: Crt Sidali, Gian Alonso, Rabah Ripou Ouchen, Issam Bouchetata Bouchetata, ⵯⴰⵍⵉⴷ ⵏⴻⵇⵇⵉⵛ, Amayas Mazigh, حسام مسعودي pic.twitter.com/ojwupLG8eq
— severe-weather.EU (@severeweatherEU) 7 de janeiro de 2018
O fenômeno é resultado de uma rara massa de ar gelado que atingiu a região. Segundo os meteorologistas, o ar frio da Europa foi deslocado na direção sul pela baixa pressão que atinge o continente e alcançou o deserto mais quente do mundo. As dunas ficaram cobertas de branco na parte da manhã, mas logo as temperaturas subiram e a neve derreteu.
O maior deserto do mundo ocupa uma área de 8,6 milhões de quilômetros quadrados no norte da África. No verão, as temperaturas chegam perto dos 50 graus.
A cidade de Ain Segra fica a 1.000 metros acima do nível do mar e é cercada pelas montanhas da Cordilheira do Atlas. Ali, as temperaturas são um pouco mais baixas e giram em torno de 10 graus em janeiro.