Por meio de celular, morador pode informar à companhia o local exato dos problemas e ajudar a evitar desperdício de água e vazão irregular de esgoto
Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) lança aplicativo de autoatendimento para celulares, usado em aparelhos móveis com sistema Android e agora também com iOS (iPhone). Segundo a empresa, a implantação tecnológica é pioneira no setor de saneamento no Brasil.
A inovação está disponível na App Store e no Google Play. Quando o cidadão avistar um vazamento em qualquer lugar — ruas, praças, calçadas —, ele acessa o aplicativo e indica no mapa o local onde o problema está. Se preferir, pode tirar uma foto. A informação é enviada para a Caesb, que consegue, assim, providenciar reparos mais rapidamente e evitar desperdício.
Por meio do aplicativo, é possível também fazer consulta de segunda via — com acesso ao código de barras para pagamento de fatura — e entrar em contato com a Central de Atendimento.
A Caesb continuará a investir em tecnologia para ampliar as soluções de atendimento. Entre os planos estão a inclusão, na ferramenta para telefone móvel, de autoleitura de hidrômetros, consulta de protocolos e denúncias de irregularidades. No site, existem outros serviços para o cliente com destaque para o atendimento por meio de chat.