Novo normal? Uso do transporte público de Sydney e Melbourne ainda em 80% dos níveis pré-Covid

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Os dados mais recentes mostram uma média de dois dias por semana de trabalho em casa, menos carros nas estradas e trens menos lotados

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Segunda e sexta-feira são os dias mais comuns para trabalhar em casa em NSW e Victoria, com terças e quintas-feiras sendo os dias mais movimentados no transporte público. Fotografia: Joel Carrett/AAP

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A média de viagens de transporte público durante a semana em Sydney e Melbourne ainda caiu cerca de 20% em relação aos níveis pré-Covid, e especialistas dizem que esse nível de uso pode se tornar o “novo normal”. Mas os dados mostram que, mesmo com a queda dos números totais, existem padrões diferentes entre modos de transporte, regiões e horários do dia.

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“Os picos estão caindo e os fora dos picos estão aumentando”, diz o professor David Hensher, da Universidade de Sydney .

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“Sydney [CBD] está praticamente com 80% de recuperação em termos de número de pessoas a qualquer momento trabalhando em escritórios. E achamos que nunca vai ficar mais alto. O que levanta questões muito importantes sobre o que fazer com esse excesso de capacidade.”

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Este gráfico mostra que o total de viagens na rede de cartões NSW Opal permanece significativamente menor do que antes da pandemia.

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Dados da Victoria Transport mostram números semelhantes. Um porta-voz do Departamento de Transportes disse que mais pessoas usaram o transporte público na semana passada do que em qualquer momento desde março de 2020, mas o uso do transporte público durante a semana em Victoria ainda é cerca de 80-85% dos níveis pré-Covid.

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Segunda e sexta-feira são os dias mais comuns de trabalho em casa nos dois estados, com terças e quintas-feiras sendo os dias de maior movimento no transporte público.

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Mas os dados sugerem que essa tendência é anterior à pandemia. A segunda-feira representou cerca de 19,6% das viagens durante a semana na rede Opal em fevereiro de 2019, em comparação com 19% este ano.

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Os dados vitorianos mostram que a recuperação do patrocínio do transporte público pré-Covid foi mais fraca nas segundas e sextas-feiras do que na maioria dos outros dias.

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Um porta-voz da Transport for NSW disse que o padrão de menor uso às segundas e sextas-feiras provavelmente continuará, mas, em um sinal de mudança nos padrões, houve um aumento nas viagens ao Sydney CBD nas tardes de sexta-feira.

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“Cerca de 39% das viagens diárias médias que chegam a Sydney CBD na sexta-feira são após as 15h, em comparação com 31% nos outros dias da semana”, disse o porta-voz.

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Em março de 2020, Hensher e seus colegas começaram a incluir uma pergunta sobre trabalhar em casa em sua longa Pesquisa de opinião sobre transporte . O mais recente, lançado em setembro, mostra os moradores de Sydney trabalhando em média cerca de 1,4 dia por semana em casa.

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Esse número caiu de uma alta de 3,49 dias em março de 2020, mas Hensher diz que os dados preliminares da próxima pesquisa sugerem que está atingindo um “equilíbrio estável”.

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“O que descobrimos em setembro do ano passado é exatamente o que estamos descobrindo agora”, diz Hensher. “Dois dias por semana [trabalhando em casa], especialmente para pessoas que trabalham em determinadas ocupações, e pode ser um pouco maior no CBD, é uma estimativa muito boa.” A taxa de trabalho em casa em Sydney também é ligeiramente superior à média nacional.

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Mais pessoas trabalhando em casa ajuda a explicar a enorme redução de pessoas viajando nos horários de pico. Muito menos pessoas estão viajando para o CBD de Sydney entre 5h e 10h, de acordo com os dados da Opal, mesmo que o resto do dia seja quase exatamente (em média) como em janeiro e fevereiro de 2020.

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O Guardian Australia analisou a contagem de veículos nas principais estradas ao redor da região metropolitana de Sydney e Melbourne e encontrou resultados semelhantes. O número de veículos nas estradas está muito mais próximo dos níveis pré-Covid do que o transporte público, mas houve uma redução no tráfego no horário de pico da manhã.

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Hensher atribui muito disso ao aumento da flexibilidade no trabalho. “Muito do que tem acontecido é a mudança da hora do dia em que você faz as coisas, [muito disso] por causa da mudança de atitude dos empregadores em relação à flexibilidade no trabalho. As pessoas estão achando mais conveniente… começar mais cedo ou mais tarde e terminar mais cedo ou mais tarde.”

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Os dados também mostram que o patrocínio do transporte público em Sydney não é uniformemente baixo. Enquanto o CBD paira em torno de 80% dos níveis de janeiro de 2020 e o norte de Sydney ainda mais baixo, o Macquarie Park está acima de 90%.

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Parte dessa variação provavelmente reflete a capacidade de trabalhar em casa. Hensher e seus colegas modelaram a probabilidade de que as pessoas possam trabalhar em casa por região durante a pandemia e encontraram grandes discrepâncias. Alguns dos níveis mais altos de Sydney estão mais próximos do CBD.

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O Guardian Australia encontrou anteriormente padrões semelhantes usando dados do censo.

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“Há uma questão de equidade”, diz Hensher. “[É] muito injusto, você sabe, se as pessoas são forçadas a se deslocar porque têm empregos em que não podem trabalhar em casa – o que fazemos a respeito? Essa é uma pergunta complicada. E para ser honesto, não tenho uma resposta.”

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Mas Hensher observa que as mudanças no local de trabalho desde a pandemia melhoraram drasticamente as condições para as pessoas que usam o transporte público.

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“As pessoas não estão perdendo tempo em seus deslocamentos estressantes da mesma forma. E mesmo se você estiver usando transporte público, você tem mais chance de conseguir um assento e menos aglomeração. E todas essas coisas contribuem para um equilíbrio entre vida pessoal e profissional que é menos estressante.”

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