22.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/24
HomeBrasíliaOMI facilita transferência de migrantes venezuelanos dentro do Brasil

OMI facilita transferência de migrantes venezuelanos dentro do Brasil

Desde abril, 4,3 mil venezuelanos foram transferidos de Roraima para outras regiões do país

Genebra – Um total de cem venezuelanos foram transferidos durante o final de semana dentro do Brasil desde a cidade de Boa Vista (Roraima) até Campo Grande (Mato Grosso) nos primeiros voos facilitados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Em coordenação com o Exército brasileiro, esta mudança faz parte de uma estratégia de reassentamento da qual se beneficiaram, desde abril, 4,3 mil migrantes venezuelanos que foram transferidos do estado de Roraima a outras zonas do país, disse nesta terça-feira a organização.

Em entrevista coletiva em Genebra, o porta-voz Joel Millman explicou que a particularidade dos voos que foram realizados no último dia 2 é que neles viajaram venezuelanos que tinham sido pré-selecionados para empregos fora de Roraima.

As companhias publicam as vagas e identifica as pessoas que reúnem as condições necessárias. Depois disso, essas pessoas passam por um processo seletivo que inclui entrevistas e uma análise de currículo.

Destas duas últimas etapas se encarregam entidades das Forças Armadas do Brasil, explicou o porta-voz, que acrescentou que a participação neste programa é voluntária.

Um total de 300 venezuelanos mostraram interesse por essas oportunidades de trabalho e participaram da etapa inicial do processo de seleção.

Millman sustentou que uma vez chegados a Campo Grande, os cem venezuelanos selecionados foram recebidos pelo seu novo empregador e hospedados em casas temporárias postas à disposição pela sociedade civil para as primeiras semanas.

Um dos maiores objetivos deste programa, no qual a OIM colabora com o Exército brasileiro, é reduzir a pressão que há sobre o estado de Roraima, por ser o ponto de entrada de migrantes da Venezuela no Brasil, e facilitar ao mesmo tempo a integração dessas pessoas em outras partes do país.

Mais acessados