24.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/12/24
HomeMundoOMS diz que está discutindo vacina com a Rússia, mas que teste...

OMS diz que está discutindo vacina com a Rússia, mas que teste é inicial

A vacina russa ainda não está na última fase de testes e faltam detalhes sobre seu desenvolvimento. No último relatório da OMS, vacina estava na fase 1

Presidente Vladimir Putin em anúncio da vacina russa nesta terça-feira, 11: ainda sem comprovação junto à OMS (Sputnik/Aleksey Nikolskyi/Kremlin via REUTERS/Reuters)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as autoridades de saúde da Rússia estão discutindo o processo para uma possível pré-qualificação pela OMS da recém-aprovada vacina contra covid-19 do país, disse um porta-voz do órgão nesta terça-feira.

A Rússia registrou a primeira vacina do mundo contra o novo coronavírus nesta manhã, anunciada pelo presidente Vladimir Putin. O registro nesta terça-feira aconteceu depois de cientistas do Instituto Gamaleya uma resposta imune nos voluntários que participaram de testes clínicos.

A vacina russa não estava listada entre as vacinas analisadas pela OMS. Além disso, no último relatório da OMS sobre as vacinas, de 31 de julho, a vacina russa ainda aparecia na fase 1 pelos critérios da organização. O último estudo divulgado mostra que a vacina russa havia sido testada em 38 pessoas. Para a fase 2, seriam necessários testes em centenas de pessoas e, para a fase 3, em milhares de pessoas.

“Estamos em contato próximo com as autoridades de saúde russas e as discussões estão em andamento no que diz respeito à pré-qualificação a vacina. Mas, novamente, a pré-qualificação de qualquer vacina envolve análise e avaliação rigorosas de todos os dados de segurança e eficácia requeridos”, disse o porta-voz da OMS Tarek Jasarevic em Genebra.

Mais acessados