Polícia Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente atuam na fiscalização. Várias propriedades rurais visitadas descumpriam acordo de recuperação.
A Polícia Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente realizam durante o mês de outubro a operação Caipora. Cerca de 100 propriedades rurais de São José do Rio Preto (SP) e da região noroeste serão vistoriadas com o objetivo de fiscalizar os acordos firmados com produtores rurais na recuperação de matas ciliares. Cerca de 25% das propriedades rurais visitadas descumpriam o acordo de recuperação dessas áreas.
Segundo o diretor de planejamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Sérgio Marçon, todas as propriedades que foram autuadas por crime ambiental se comprometeram em recuperar o dano causado ao meio ambiente. “Parte dessas propriedades cumprem os compromissos conosco, outra parte não cumpre fazendo o plantio para recuperar as áreas de matas ciliares”, diz Marçon.
Para o diretor de planejamento, a recuperação dessas áreas é importante para o desenvolvimento ecológico do meio ambiente da região “É importante ressaltar a proteção dessas matas ciliares que melhora a qualidade da água, além de formar corredores ecológicos permitindo a sobrevivência de várias espécies de animais”, afirma Marçon.
A operação será feita continuar até o fim do mês. As propriedades que forem visitadas e que não fizeram a recuperação das áreas serão autuadas e os processos serão encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado para a execução judicial do termo e responder pelas infrações ambientais.