Depois de 16 dias de muito trabalho em uma residência na avenida dos Estados, em Araçatuba(SP), os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) terminaram de retirar as 120 toneladas de lixo acumulado no local nesta terça-feira (22). Durante a limpeza, 60 caminhões foram usados para retirar o material acumulado durante anos.
Cerca de 30 agentes do Centro de Controle de Zoonoses trabalharam na ação. Tudo o que foi recolhido foi encaminhado para o aterro sanitário da cidade. No local, havia muitos criadouros da dengue e larvas do mosquito. Os agentes também encontraram mais de 100 escorpiões amarelo, uma das espécies mais perigosas.
Os dois irmãos que moram na casa foram multados em R$ 600 por manterem a casa em situação irregular. A multa é baseada em uma lei municipal que pune moradores que não colaboram com o combate ao mosquito transmissor da dengue. Segundo a prefeitura, eles ainda devem levar outra multa, ainda nã calculada.
A ação é resultado de uma denúncia anônima. Como os moradores não retiraram o material por iniciativa própria, a Justiça precisou intervir no caso. A prefeitura entrou com uma ação judicial e conseguiu autorização para limpar o local.