19.5 C
Brasília
sábado, 16/11/24
HomeBrasíliaOrquestra Sinfônica do DF convida flautista turca para tocar ópera de Mozart

Orquestra Sinfônica do DF convida flautista turca para tocar ópera de Mozart

Musicista vai tocar ópera ‘A flauta mágica’ e duas composições do mexicano José Elizondo. Orquestra fará outras três apresentações até 28 de novembro.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro convida a flautista turca Sefika Kutluer para tocar a ópera “A flauta mágica”, de Mozart, em uma apresentação única nesta terça-feira (7) no Cine Brasília. Ao longo de novembro, a orquestra fará outros três espetáculos, sempre às 20h. A entrada é gratuita em todos os dias.

A apresentação desta terça é inspirada na história da ópera, que conta o caso de uma princesa em perigo que precisa ser salva por um príncipe por meio de uma flauta mágica – quem faz este papel é Sefika. A narrativa esconde símbolos da maçonaria, instituição da qual o compositor austríaco fazia parte.

A flautista turca também vai tocar as peças “Minueto de Sefika” e “Outuno em Buenos Aires”, criadas pelo compositor mexicano José Elizondo para o disco da musicista “Sefika Kuluer: Latin Romance”.

Apresentações

Orquestra Sinfônica de Brasília regida pelo maestro Cláudio Cohen (Foto: GDF/ Divulgação)

 

A orquestra sinfônica regida pelo maestro Cláudio Cohen, também se apresenta com outros temas até o dia 28 de novembro, sempre às terças-feiras.

No dia 14 de novembro, o espetáculo será em parceria com o projeto cultural “Música na estrada”, que valoriza a música do Norte do Brasil. O maestro paraense Miguel Campos Neto é quem vai comandar a orquestra.

No dia 21, o espetáculo será conduzido pelo compositor alemão Matthias Manasi. Fazem parte do programa o “Concerto para violino Opus 35”, de Erich Wolfgang Korngold, e a “Sinfonia nº 1 Opus 39, de Jean Sibelius”.

No dia 28 de novembro, o Cine Brasília vai receber o Festival Brahms, em que serão tocadas duas obras do compositor alemão Johannes Brahms: “Sinfonia nº 4 Opus 98” e “Abertura do Festival Acadêmico”. O maestro Cohen subirá ao palco novamente para coordenar a apresentação.

Mais acessados