Segundo o vice-prefeito da cidade, a crise não apresenta riscos para Jogos Olímpicos de 2024, mas destaca que é a ‘oportunidade’ para adoção de lógica de saúde pública
Enquanto Paris está sob os holofotes do restante do mundo durante a sua anual semana da moda, com desfiles, shows e eventos acontecendo por toda a cidade, uma infestação de percevejos tomou conta do metrô, trens e cinemas.
Os percevejos são insetos achatados que se escondem em fissuras e fendas de colchões e em outras estruturas, como armações de camas, almofadas e paredes. Ainda que não sejam transmissores de doenças, eles se alimentam de sangue e injetam saliva na pele enquanto picam, para evitar a coagulação.
Ação do governo foi cobrada
Questionado pela Câmara Municipal de Paris, a menos de um ano dos Jogos Olímpicos, o governo francês se comprometeu a “agir mais” contra a infestação de percevejos pela capital parisiense. Na próxima semana, operadores de transportes serão convocados para uma reunião em que vão discutir maneiras de “proteger” os passageiros.
Na última quinta-feira, a Câmara Municipal de Paris cobrou do governo “um plano de ação” contra os insetos, citando um “ressurgimento significativo” desta espécie parasita.
“O Estado deve reunir urgentemente todas as partes interessadas, a fim de implementar um plano de ação proporcional a este flagelo, enquanto toda a França se prepara para acolher os Jogos Olímpicos”, alertou o órgão.
No entanto, “não há ameaça para as Olimpíadas (…) Os percevejos já existiam”, disse o vice-prefeito Emmanuel Grégoire, ao canal BFMTV. Ele afirmou acreditar que “os Jogos Olímpicos são uma oportunidade” para “entrar numa lógica de saúde pública”.
Sintomas da picada
Ainda que sejam indolores, as marcas da picada surgem na pele de algumas horas até dez dias depois. Alguns dos sintomas causados pelas picadas do inseto:
- Apenas orifícios diminutos
- Manchas planas arroxeadas
- Manchas vermelhas, protuberâncias sólidas salientes ou urticária (vergões), muitas vezes pruriginosas e com um orifício diminuto no centro.
- Bolhas