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quinta-feira, 18/04/24
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Passageiros reclamam da demora para renovar o Bilhete Único Especial

Bilhete é para quem tem necessidades especiais.
Exame médico na SPTrans tem espera; empresa diz que está contratando.

Passageiros reclamam da demora para renovar o Bilhete Único Especial, gratuito para portadores de necessidades especiais, nos postos da SPTrans, informou o SPTV desta segunda-feira (20). A informação, segundo os passageiros, é de que há agendamentos somente para o mês de setembro.

Os passageiros que solicitam o Bilhete Único Especial devem passar por uma avaliação médica. O profissional da SPTrans analisa limitações declaradas para decidir sobre a concessão do benefício. A validade do bilhete depende do tipo de necessidade.

Há nove anos, Givanildo Cardoso perdeu a perna em um acidente de moto e se locomove com o auxílio de uma muleta. Ele utilizava o Bilhete Único Especial, mas ao tentar renovar o benefício, recebeu uma carta com a informação de que não se encaixava nos critérios de gratuidade e deveria passar por uma avaliação.

A solicitação para renovação do bilhete deve ocorrer dois meses antes do vencimento. O solicitante realiza um cadastro pela internet e leva todos os documentos, laudos e exames médicos a um dos postos da SPTrans.

Se o funcionário que examinar os documentos encontrar algum problema ou tiver dúvidas, a pessoa tem que fazer uma perícia com um médico da própria SPTrans.

Valdirene da Silva, mãe de Jéssica, conta que o agendamento com os médicos da SPTrans tem lista de espera de três meses. A jovem tem esclerose múltipla e o bilhete venceu em maio. “Eles dizem que só tem horário para o dia 21 de setembro. Achei que fosse erro, mas não era”, disse.

No site, a SPTrans informa que está contratando mais médicos. As inscrições terminam nesta segunda-feira (20).

Enquanto isso, Valdirene paga todas as viagens para filha, que está em tratamento de saúde. “Ela precisa fazer o tratamento e fica muito pesado ainda ter que pagar as passagens por quatro ou cinco meses”, explica.

A Prefeitura informa que o bilhete único das pessoas que precisam da perícia vai continuar valendo até que o serviço seja normalizado. E ainda que está contratando mais médicos.

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