Cuidar dos pés tanto para deixá-los mais bonitos quanto para se sentir relaxada pode fazer parte do seu spa em casa. Se você não quer depender de um podólogo, profissional que atende no tratamento dos pés, para eliminar calos, rachaduras e peles nas unhas, algumas dicas podem te ajudar a ter o mesmo resultado sem sair de casa.
Dicas para cuidar dos pés
Os pés das mulheres sofrem muito ao longo do dia, pelo uso de sapatos apertados ou saltos altos. Para dar um descanso a eles, caso seja possível, alterne os tipos de calçado. Prefira sandálias baixas ou sapatos que não machuquem. Dedicar algumas horas a uma rotina de tratamento caseiro também evita que os pés tenham aspecto de mal cuidados, com ressecamento, unhas mal cortadas e peles soltas.
Mas, fica a dica: se você tiver alguma doença nas unhas ou perceber que elas encravam com facilidade, o ideal é buscar ajuda profissional para manter um tratamento mais eficiente.
Se na sua avaliação não há problemas mais chatinhos de resolver, como unha encravada, verrugas ou calosidades, as dicas caseiras podem te salvar e deixar com os pés bonitos. A dermatologista Mônica Aribi, que possui uma clínica com seu nome em São Paulo, destaca alguns cuidados.
Como tratar os pés em casa
Cuidados com as unhas
– Corte a unha em formato reto (para evitar que encrave)
– Lixe-a só nas pontinhas, para manter as unhas sem regiões ásperas
– Não tire “pelinhas” e cutículas, que podem infeccionar.
Esfoliação nos pés
Caso você sinta que a pele dos seus pés está ressecada, principalmente nos calcanhares, onde a pele é naturalmente mais seca, a esfoliação deve entrar em seu rol de cuidados.
A esfoliação é um processo mecânico em que são removidas as células mortas da pele, geralmente com um componente arenoso. Em receitas caseiras de esfoliantes, a mistura de açúcar e mel traz bons resultados.
“A esfoliação, entretanto, deve ser feita, no máximo, uma vez por semana. Pode ser realizada com qualquer esfoliante, desde que a força manual não seja exagerada”, destaca a dermatologista.
Se você ficar muito tempo em cima do salto alto, entretanto, não esfolie seus pés. “Isso tira a camada de proteção natural da pele.”
Para pés machucados ou doloridos
Se seus pés estão machucados ou doloridos, Mônica recomenda três procedimentos que trazem alívio imediato: escalda-pés, massagem e manter os pés para cima.
Escalda-pés
Em uma bacia, coloque o suficiente de água morna para cobrir seus pés. Além da temperatura da água provocar relaxamento, abrirá os poros para que o tratamento seja absorvido. Você pode acrescentar sabonete líquido e gotinhas de essência de sua preferência, para tornar o momento mais agradável. Permaneça com os pés dentro da bacia por 20 minutos. É indicado fazer esta etapa até duas vezes por semana.
Massagem nas articulações
Cremes com glicerina tem um efeito power na hidratação. Use-os para fazer uma massagem entre os seus dedos dos pés e em toda a extensão do pé. Nesta hora, você pode fazer alguns movimentos circulares para aliviar as articulações de qualquer tensão acumulada no dia a dia.
Coloque os pés para cima
Deixar as pernas e, consequentemente, os pés para cima melhora a circulação e garante uma sensação de relaxamento. Mantenha nesta posição até se sentir melhor, sempre que precisar.
Calos e rachaduras: como cuidar
Papel filme para cuidar dos calos
A dermatologista recomenda cremes próprios para os pés: a base de ureia 20% ou com ácido salicílico. Por eles serem mais umectantes, os pés ficam escorregadios. Por isso, a orientação é que você faça esse procedimento à noite, antes de dormir.
Para potencializar o efeito hidratante, você pode utilizar papel filme na pele. “A pessoa deve aplicar o creme em cima das calosidades e embrulhar os pés com papel filme durante umas 3 horas”, explica a dermatologista. “Após isso, é preciso lixar o calo. Pode ser realizado em dias alternados ou até o calo ficar melhor.”
Truque da meia contra rachaduras
Depois de passar creme em todo o pé, vista uma meia em seguida. “A meia aumenta a temperatura dos pés, melhorando a penetração do produto. Depois, lave bem e novamente aplique um creme hidratante.”