21.5 C
Brasília
quinta-feira, 23/01/25
HomeMundoPelo menos sete mortos após explosão e incêndio no sul da França

Pelo menos sete mortos após explosão e incêndio no sul da França

Ministro do Interior dirige-se ao local da tragédia perto de Perpignan, enquanto a busca de edifícios destruídos continua

Um bombeiro examina destroços e casas queimadas após uma explosão em Saint-Laurent-de-la-Salanque, Pirineus Orientais, em 14 de fevereiro. Fotografia: Raymond Roig/AFP/Getty Images

Pelo menos sete pessoas, incluindo duas crianças, morreram depois que uma explosão provocou um incêndio em um prédio no sul da França .

Uma das vítimas do incêndio que começou em um prédio de três andares na cidade costeira de Saint-Laurent-de-la-Salanque, nordeste de Perpignan, era um bebê.

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, que estava em visita oficial à polícia em Montpellier, a 155 quilômetros da tragédia, era esperado no local na tarde de segunda-feira.

Ele confirmou o número de mortos provisório de sete pessoas, incluindo duas crianças, mas acrescentou: “Infelizmente, o trabalho dos bombeiros e outros serviços não está concluído, então isso pode não ser definitivo”.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, enviou as suas condolências às famílias e amigos das vítimas e elogiou o trabalho dos serviços de emergência que disse estar a trabalhar “em circunstâncias difíceis”.

A explosão aconteceu por volta da 1h30, hora local, e acredita-se que tenha ocorrido no térreo, que abrigava uma mercearia e um fast-food. As chamas rapidamente consumiram o prédio e duas propriedades vizinhas.

Os bombeiros vasculharam dois dos prédios, mas disseram que o terceiro continua perigoso demais para entrar.

Jean-David Cavaillé, promotor público de Perpignan, disse que os serviços de emergência ainda estão procurando por uma família que se acredita estar no prédio, mas que pode estar ausente. A busca estava sendo dificultada porque as temperaturas nos prédios permaneceram altas e vários andares desabaram, disse ele, acrescentando que o número de mortos pode aumentar ainda mais.

Cavaillé disse que uma investigação sobre a causa da explosão foi aberta, mas é muito cedo para estabelecer se foi acidental ou criminosa.

Um homem que pulou do segundo andar para escapar das chamas estava em estado crítico no hospital. Outras três pessoas também ficaram feridas.

Pouco menos de 100 bombeiros foram chamados ao local na madrugada desta segunda-feira.

Um morador de um prédio vizinho que foi acordado pela explosão disse que era “uma cena de horror … foi extraordinariamente violento”.

Mais acessados