Pesquisa apontou 336 mil desempregados no DF em abril deste ano
Segundo Companhia de Planejamento, índice permaneceu estável desde março. Com relação ao mesmo período de 2016, desemprego cresceu 3 pontos percentuais, passando a atingir 20,5% da população.
O Distrito Federal contabilizou 336 mil pessoas desempregadas em abril, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31) pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Os números mostraram que entre março e abril de 2017 o desemprego na região ficou estável.
Comparando os meses de abril de 2016 e 2017, o desempregou cresceu 3 pontos percentuais – passando de 17,5% para 20,5% da população. Foram 67 mil pessoas a mais sem emprego no DF neste ano.
Na divisão entre regiões administrativas, o grupo considerado pela Codeplan como baixa renda – Fercal, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Estrutural e Varjão – registrou desemprego de 26%. Nos de renda média-baixa como Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo I e II, SAI, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião, o índice foi de 24,8%.
Já nos de renda média-alta como Águas Claras, Candangolândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, Taguatinga e Vicente Pires, esse número é de 17,3% e nos de renda alta – Brasília, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Park Way e Sudoeste/Octogonal o desemprego atinge 9,3% da população.
Segundo a pesquisa, o número de assalariados aumentou no setor privado (1,6%) e caiu nas instituições públicas (-3,4%). Entre os contratados pelas empresas privadas, aumentou em 1,1% o número de trabalhadores com carteira assinada.
0 Comentário