19.5 C
Brasília
sexta-feira, 15/11/24
HomeBrasilPesquisadores identificam uma nova causa da calvície

Pesquisadores identificam uma nova causa da calvície

Cientistas dos Estados Unidos observaram os folículos capilares de camundongos e descobriram um mecanismo inesperado que explica a queda do cabelo

(Boy_Anupong/Getty Images)

Toda pessoa, todo camundongo, todo cachorro tem um sinal inconfundível de envelhecimento: a perda de cabelo. Mas por que isso acontece? O professor de patologia da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, Rui Yi, começou a responder essa pergunta.

Uma hipótese geralmente aceita sobre células-tronco diz que elas são responsáveis por reabastecer tecidos e órgãos, incluindo o cabelo, mas que, eventualmente, se cansam e então morrem no local. Esse processo é visto como uma parte integral do envelhecimento.

Mas, em vez disso, Rui Yi e seus colegas fizeram uma descoberta surpreendente: ao menos no cabelo de animais que estão envelhecendo, as células-tronco fogem das estruturas que as abrigam.

“É uma nova forma de pensar sobre o envelhecimento”, diz o pesquisador de células da pele e professor de patologia na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, Cheng-Ming Chuong. Ele não participou do estudo de Rui Yi, que foi publicado nesta segunda-feira na revista científica Nature Aging.

O estudo também identificou dois genes envolvidos no envelhecimento do cabelo, abrindo novas possibilidades para interromper o processo por meio da prevenção desse escape das células-tronco.

Ciclo capilar

Pesquisador de células-tronco da Universidade de Stanford, também nos Estados Unidos, Charles K. F. Chan disse que o artigo é “muito importante”, observando que “na ciência, tudo sobre envelhecimento parece tão complicado que não sabemos por onde começar”. Ao mostrar um caminho e um mecanismo para explicar o envelhecimento do cabelo, Rui Yi e seus colegas podem ter descoberto um ponto de partida.

Células-tronco desempenham um papel crucial no crescimento de cabelo em camundongos e em humanos. Os folículos capilares, órgãos em miniatura em formato de túnel dos quais os cabelos crescem, passam por períodos cíclicos de crescimento nos quais uma população de células-tronco vivendo em uma região especializada chamada de “bulge” se divide e tornam-se rapidamente células capilares em crescimento.

A diretora do Instituto Black Family de Células-tronco, da Escola de Medicina Icahn do Hospital Monte Sinai, em Nova York, Sarah Millar, que também não participou da pesquisa de Rui Yi, explicou que essas células dão origem à haste capilar e à sua bainha. Então, após um período de tempo, que é curto para o pelo do corpo e muito mais longo para o cabelo, o folículo se torna inativo e a sua parte inferior se degenera. A haste capilar para de crescer e cai, apenas para ser substituída por um novo fio de cabelo à medida em que o ciclo se repete.

Mas, enquanto o resto dos folículos morrem, uma coleção de células-tronco permanece no “bulge”, pronta para começar a se tornar células capilares e crescer um novo fio de cabelo.

Mais acessados