20.5 C
Brasília
quinta-feira, 14/11/24
HomeAconteceuPolícia prende 7 suspeitos de grupo especializado em roubos de veículos no...

Polícia prende 7 suspeitos de grupo especializado em roubos de veículos no DF

Segundo investigação, suspeitos atuavam principalmente no Gama e tinham preferência por caminhonetes de fabricação recente. Assalto realizado em 18 de junho foi gravado por câmeras de segurança.

Criminoso leva caminhonete em assalto no último dia 18, no DF — Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (28), uma operação que mira uma suposta organização criminosa envolvida em diversos roubos de veículos. Os agentes cumprem sete mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, os suspeitos atuavam principalmente no Gama, no DF, e tinham preferência por caminhonetes de fabricação recente. A polícia afirma que os veículos eram adulterados e vendidos por valores até dez vezes menores que os de mercado.

Uma das ações foi registrada por câmeras de segurança, na tarde do dia 18 de junho (veja vídeo acima). As imagens mostram um homem entrando em uma caminhonete, enquanto duas mulheres se afastaram do criminoso.

Em seguida, quando o homem deu ré com o carro, as duas correram em direção ao veículo. Após perceber a fuga do suspeito, uma delas chegou a desmaiar no meio da rua. Vizinhos saíram das casas para tentar ajudar, mas o criminoso conseguiu escapar com a caminhonete.

Esquema criminoso

A Polícia Civil aponta que três dos investigados eram responsáveis pelos assaltos, enquanto os demais eram encarregados de dar aparência de legalidade aos veículos roubados. Para isso, eles retiravam sinais identificadores desses carros, segundo os investigadores.

As apurações apontam ainda que o grupo tinha preferência por vítimas do sexo feminino, principalmente quando estavam sozinhas. Elas eram abordadas por um indivíduo armado, enquanto um comparsa acompanhava a ação em um carro de apoio.

Para evitar que a polícia identificasse os roubos, o grupo buscava vender o veículo rapidamente. Logo após o assalto, vídeos e fotos dos carros eram enviados aos receptadores. Além disso, quando não tinha veículos disponíveis, o grupo negociava com terceiros.

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos são homens entre 27 e 42 anos, que praticaram, pelo menos, seis roubos de veículos e sete receptações. Todos os presos possuem antecedentes criminais e três deles estavam em regime de prisão domiciliar.

Os investigados vão responder pelos crimes de roubo de veículo, receptação, adulteração de sinais identificadores e associação criminosa. Se condenados, eles podem cumprir mais de 20 anos de prisão.

Mais acessados