Órgão quer acelerar análises de processos relacionados à Lei Seca. Servidores que aderirem a modalidade terão metas pelo menos 15% superiores.
Como forma de reduzir os gastos públicos e estimular a produtividade, o Detran do Distrito Federal vai liberar no início de 2017 parte dos servidores para trabalhar de casa. A medida é um projeto piloto e vai durar, inicialmente, seis meses. De acordo com a autarquia, os funcionários que aderirem ao teletrabalho terão metas de desempenho pelo menos até 15% superiores às previstas.
O home office valerá, inicialmente, para os lotados na Gerência de Penalidades, órgão responsável por analisar os processos referentes à Lei Seca. “Como temos uma fiscalização bem efetiva causamos um congestionamento nessas análises”, afirmou o diretor-interino do órgão, Silvain Fonseca.
As regras do teletrabalho foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (28). Pelas normas, os servidores deverão se reunir com as chefias imediatas uma vez por semana, para apresentar resultados e acompanhamento dos trabalhos.
Antes de aderirem à modalidade, porém, os interessados passarão por avaliação psicológica que atestará se eles têm o perfil desejado para o projeto. Os “contemplados” ficarão responsáveis por providenciar a estrutura física e tecnológica necessária à realização das atividades fora do Detran.
Fonseca afirma acreditar que, por meio do projeto, as análises dos processos relativos à Lei Seca serão aceleradas. “Queremos desfazer uma sensação de impunidade que a população tem, quando condutores autuados conseguem atrasar as punições em até 12 meses, fazendo uso de recursos.”
O diretor declarou que parte dos funcionários já se disse interessado no home office. Caso algum dos selecionados mude de ideia, é possível solicitar o retorno ao trabalho nas dependências do Detran a qualquer momento. O limite máximo de servidores para o projeto-piloto é de 30% por unidade.
Fonseca afirmou que, entre os benefícios, está o fato de o profissional economizar o tempo de deslocamento até o trabalho.
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão informou que a viabilidade do trabalho home office para os servidores do governo do Distrito Federal está sendo estudada inicialmente para os órgãos que forem alocados no Centro Administrativo do DF. Em nota, a secretaria afirmou, porém, que a implementação dessa modalidade de trabalho é complexa e que exige, além de estudos, uma regulamentação apropriada.