Se você está se preparando para uma prova difícil na faculdade ou estudando de forma disciplinada para um concurso importante, certamente já sentiu a necessidade de passar a noite em claro debruçada sobre os livros para acumular horas extras de informações. No entanto, saiba que a atitude pode causar efeito contrário e até mesmo atrapalhar sua conquista.
Além de melhorar o humor, relaxar o corpo e a mente e até mesmo contribuir para o emagrecimento, uma boa noite de sono é essencial para o aprendizado. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Bristol, os padrões de atividade cerebral que acontecem quando você está acordada são acelerados e reproduzidos enquanto você dorme e este comportamento contribui para o armazenamento da memória.
Segundo o estudo, tudo isso acontece no hipocampo, uma parte do cérebro que funciona como um arquivo mental orgânico. A reprodução de informações que ocorre durante o sono reforça conexões entre as células nervosas que consolidam memórias. Com o sono, essas células são capazes de melhorar a classificação de dados, determinando o que vale a pena guardar.
Além disso, alguns trabalhos científicos anteriores já comprovaram que manter uma boa noite de sono, de pelo menos 7 horas, contribui para a melhora do processo de memorização, chegam a aumentar a capacidade de inteligência e até mesmo a criatividade de uma pessoa.