Primeira creche, na região do Éden, será inaugurada no dia 10 de junho.
Ao todo, unidades criarão cerca de 700 vagas em diferentes regiões.
A Secretaria de Educação (Sedu) da Prefeitura de Sorocaba programa a inauguração de ao menos mais cinco creches ainda este ano em Sorocaba. Com isso serão criadas cerca de 700 vagas em diferentes regiões da cidade para atender a demanda. A primeira unidade, localizada na região do Éden, está agendada para ser inaugurada no próximo dia 10 de junho.
“O objetivo fundamental da Sedu e do governo municipal é atender completamente a demanda reprimida. O atendimento prioritário é para a chamada primeira infância, ou seja, crianças quem têm de zero a 3 anos de idade”, aponta o secretário de Educação José Simões.
As obras do Centro de Educação Infantil “Ana Lúcia Pazini” (CEI 94), no Jardim Alegria (Éden), estão concluídas e no momento o estabelecimento está em fase final de limpeza e instalação dos equipamentos para início de funcionamento. A Sedu também providencia a contratação de funcionários. “É uma construção feita via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, explica Edneia Maria Spinardi, diretora de Área na Sedu.
Outra unidade que está prestes a ser entregue é o novo CEI 16, em fase final de construção na região central da cidade, próximo ao viaduto dos Ferroviários. A obra está sob a responsabilidade da empresa Shopping Pátio Cianê Empreendimentos Imobiliários, mediante Termo de ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura e o Ministério Público. O projeto é da Secretaria de Mobilidade Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) e a previsão de entrega à Prefeitura é para junho. A unidade oferecerá 120 vagas.
O novo prédio do CEI 16 é construído em substituição ao antigo, na Avenida Afonso Vergueiro, onde funcionava a referida unidade. Os alunos estão sendo atendidos numa casa adaptada para essa finalidade, na Rua Amazonas. “Vamos definir a possibilidade da transferência das crianças para o novo prédio ou mantê-las no atual e ocupar o novo com outras”, aponta Simões.