22.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/12/24
HomeMundoPrepare uma resposta rápida para a Rússia invadindo a Ucrânia, Letônia diz...

Prepare uma resposta rápida para a Rússia invadindo a Ucrânia, Letônia diz ao oeste

O não envio de um sinal claro da Otan significaria que ‘a cola que nos mantém unidos’ falhou, diz o ministro das Relações Exteriores

Um membro das forças ucranianas verifica a situação em uma linha de frente perto de Svetlodarsk, na Ucrânia. Fotografia: Anatolii Stepanov / EPA

Um rápido pacote de represália contra a Rússia – incluindo tropas americanas e mísseis Patriot estacionados no Báltico, o corte da Rússia do sistema de pagamentos bancários Swift e sanções restabelecidas no gasoduto Nord Stream 2 – deve ser preparado agora, caso ele invada a Ucrânia , disse o ministro das Relações Exteriores da Letônia.

O aviso de Edgars Rinkēvičs vem no momento em que Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para conversar sobre as tensões crescentes.

Os EUA disseram que enviariam reforços ao flanco oriental da Otan no caso de uma invasão, além de impor novas medidas econômicas severas contra a Rússia .

Com cerca de 100.000 soldados russos já reunidos a uma distância de ataque das fronteiras, a situação é a pior desde 2015 , quando Moscou encenou uma incursão em grande escala na Ucrânia, enviando clandestinamente tanques e artilharia para cercar as tropas ucranianas e obrigando Kiev a assinar um acordo de paz em Minsk que desde então esteve perto do colapso.

Rinkēvičs disse que já havia discutido a questão com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, quando a Letônia sediou a cúpula de ministros das Relações Exteriores da Otan na semana passada.

“A Rússia precisa saber que, se você fizer algo de errado na Ucrânia, a presença da Otan e dos EUA no flanco oriental da aliança aumentará. Se você fizer isso, vai provocar uma presença maior do que agora ”, disse.

“Essas decisões tinham que ser tomadas agora por meio de canais bilaterais e da aliança para que, se a Rússia agir, possa haver uma resposta rápida e ampla que não leve meses ou anos.

“O trabalho já está em andamento para um duro pacote de sanções econômicas, incluindo a desconexão da Rússia do sistema bancário Swift, sanções ao gasoduto russo Nord Stream 2 e outras sanções econômicas. Esse pacote precisa ser preparado para que possa ser aplicado com razoável rapidez. Precisamos ser capazes de atingir aqueles que estão ajudando a Rússia a obter mais receitas.

“Além disso, deve haver um aumento da presença da Otan no leste e no flanco do Mar Negro. Se houver atividade militar na Europa e uma postura agressiva da federação russa, devemos estar preparados para defender o território da aliança e enviar um sinal claro de que isso é uma consequência direta da atividade russa. ”

Ele acrescentou que a Rússia precisava ser informada da Otan não aceitaria suas linhas vermelhas em países como a Ucrânia e a Geórgia serem admitidos na aliança. “Se o país em questão está pronto para aderir à Otan, essa é uma decisão soberana da Otan e não haverá interferência de um terceiro país”, disse.

Ele também disse que, independentemente de haver uma invasão, seria possível no último minuto evitar que o gasoduto Nord Stream 2 quase completo fosse adiante, dizendo que era uma questão dos ministros de energia da UE: “… isso é uma decisão para a União Europeia e isso poderia ser alcançado. Algumas nações europeias iniciaram procedimentos exigindo que a Comissão Europeia verifique a aplicabilidade da legislação da UE ao Nord Stream. Não existe uma resposta fácil e direta. ”

O gasoduto, contornando a rota existente através da Ucrânia, privaria Kiev das tão necessárias receitas de trânsito e tornaria a Europa ainda mais dependente do gás russo em um momento de aumento dos preços e tensão geopolítica.

“Se a Otan não proteger seus Estados membros ou seus territórios”, advertiu, “então não será apenas um fracasso militar e político, mas um colapso mental completo do sistema de valores que foi construído desde o fim da segunda guerra mundial . Isso significará que toda a comunidade transatlântica estará em completa desordem e a cola que nos mantém unidos falhou ”.

Mais acessados