24.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/12/24
HomeBrasíliaProfissionais de ensino recebem orientação sobre abuso sexual de crianças e adolescentes

Profissionais de ensino recebem orientação sobre abuso sexual de crianças e adolescentes

Mais um passo foi dado para o fortalecimento do programa Justiça e Educação: Compartilhar Conhecimento em Prol da Infância e Juventude do DF. Na última sexta-feira, 25/9, servidores do Setor de Análise Psicossocial das Promotorias de Justiça do Paranoá e de São Sebastião e do Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais/TJDFT participaram da roda de conversa com orientadores educacionais das escolas públicas do Paranoá e do Itapoã. O objetivo é estreitar a relação da Justiça e do MP com a comunidade escolar para garantir que os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes sejam devidamente notificados.

O projeto, uma iniciativa da Associação dos Magistrados do DF com apoio do MPDFT e da Secretaria de Educação, visa a garantir que os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, cuja revelação ocorreu na escola ou indícios foram observados pelos profissionais da educação, sejam notificados. Dessa forma, será possível evitar a revitimização e promover a proteção da vítima. Além disso, existe a preocupação em adotar medidas que minimizem a exposição do profissionais da educação ao risco de também sofrerem violência por parte do suposto abusador ou de outros familiares envolvidos na situação.

Durante o encontro, os orientadores expuseram as dificuldades encontradas pela equipe escolar em proceder a notificação dos casos de violência sexual e relataram o esforço dos profissionais para proteger os alunos da rede de ensino da região. Para auxiliar nesse trabalho, será feito um protocolo de ação que envolva todos os participantes da rede de proteção à criança e ao adolescente na região. O evento deu continuidade às discussões iniciadas com as palestras de lançamento do programa, realizadas no Fórum do Paranoá em 13 de agosto, e contou com a participação das promotoras de Justiça Camila Costa Britto e Janaína Laudelina Bizerra.

MPDFT

Mais acessados